Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Oscar
Artigo

Quem é Andrea Riseborough, atriz que ganhou campanha de astros para o Oscar

Britânica concorre ao Oscar de Melhor Atriz

4 min de leitura
FP
24.01.2023, às 17H43.
Atualizada em 10.12.2023, ÀS 19H37

Créditos da imagem: Momentum Pictures/Divulgação

Um ator que fica de fora da lista de indicações dos maiores precursores da temporada de prêmios (Globos de Ouro, Critics Choice, BAFTA e SAG) tem como conquistar uma indicação ao Oscar? A resposta mais óbvia é "não". Mas hoje (24), Andrea Riseborough provou o contrário e foi lembrada pelos votantes da Academia pelo indie To Leslie ao ser indicada como melhor atriz do ano. Mas como um filme produzido praticamente sem orçamento e sem verbas para marketing conseguiu emplacar o nome de uma atriz – tida por muitos – como obscura ao maior prêmio do cinema? Uma canção dos Beatles ajuda a explicar.

Riseborough, agora indicada ao Oscar, é conhecida por atuações em filmes pequenos (como Simplesmente Feliz A Guerra do Sexos) ou por títulos com certo destaque – mas com pouco tempo de tela para fazê-la um rosto marcante – como Birdman ou a série da Netflix Bloodine. Nada grande o bastante para colocá-la no patamar de celebridade do "Escalão A" (pense nela mais como aquela típica "acho que conheço de algum lugar, mas não lembro de onde"). Também não pense que é incomum um ator ser indicado ao prêmio da Academia passando praticamente sem menções em outros prêmios grandes, como Javier Bardem por Biutiful em 2011 e até Brian Tyree Henry em Passagem este ano. Tem até gente que ganha passando apenas no Oscar (Marcia Gay Harden por Pollock, em 2001, é um dos mais famosos).

O que, no entanto, vem a ser "inédito" ou digno de atenção foi a forma com que Riseborough chegou à lista de indicados. Nas últimas semanas, seu nome começou a aparecer em tweets, posts no Instagram e até vídeos de celebridades como Gwyneth PaltrowJennifer AnistonCourteney CoxCharlize TheronAmy AdamsJane FondaKate WinsletSarah PaulsonSharon StoneEdward NortonGreg KinnearSally FieldLiam NeesonLaura DernGeena Davis, entre outros – a lista é quase infinita – com a aparente missão de fazê-la indicada ao prêmio da Academia. E não é que deu certo? 

Dois fatores podem ajudar a explicar essa indicação: a atriz é gerenciada pela CAA, tida como a principal agência de atores de Hollywood, e por ter atuado em filmes como OblivionPossessorW.EBlack MirrorMandyNão Me Abandone Jamais, ela trabalhou – e fez contatos – com muita gente. E o segundo é que To Leslie é o tipo de projeto que facilmente chama a atenção durante a temporada de prêmios: drama independente com uma história triste – e baseado em fatos – que cai nas graças da crítica e, aos poucos, conquista a indústria e o público. Mas a produção sobre uma mãe alcoólatra que após perder tudo decide ir atrás do perdão do seu filho conquistou apenas U$ 27 mil nas bilheterias americanas, ficou de fora das listas dos melhores do ano e tampouco foi lembrado nos prêmios prévios. 

Embora sua atuação tenha sido descrita como "formidável", "impressionante" e "uma das melhores que já vi na vida" (esse elogio ficou por conta de Wislet), parecia nítido que a atriz não teria a menor chance de competir com alguém como, por exemplo, Viola Davis: querida pela indústria, em um filme que fez sucesso, premiada e conhecida pelos membros da Academia, mas que mesmo assim ficou de fora. Seja pela boa vontade, favores ou ambos, as postagens nas redes sociais que dominaram a campanha por Andrea na última semana deram certo, conseguindo gerar o que a falta de um orçamento para distribuir o filme não conseguiu: colocar o nome da atriz nas rodas de conversa a tempo da votação ao prêmio ser iniciada. 

Apesar do sucesso da campanha nas redes sociais e entre os famosos, é muito provável que Riseborough não vença. É um daqueles velhos casos de "a indicação já vale o prêmio", principalmente somado ao fato de que o pequeno filme terá que disputar a atenção dos membros da Academia, os mesmos que deram 11 indicações a Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo e outras seis para Tár, incluindo menções na categoria melhor atriz para Michelle Yeoh e Cate Blanchett, respectivamente. As chances de vitória da atriz britânica são praticamente nulas; o que serve de lição aqui é que muita coisa pode ser possível em Hollywood, especialmente quando se tem bons amigos – e coincidentemente 1/3 do elenco de Friends – ao seu lado.

A 95ª cerimônia do Oscar está marcada para 12 de março de 2023 e terá apresentação de Jimmy Kimmel, que assume o papel pela terceira vez. 

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.