Os indígenas Yanomami vão enviar uma versão alternativa da estatueta do Oscar para os vencedores da edição 2023 do prêmio, buscando conscientizar os atores e atrizes sobre o garimpo ilegal nas terras Yanomami e, potencialmente, chamar atenção global para o tema.
A campanha foi desenvolvida pelos Yanomami ao lado da agência DM9, batizada de The Cost of Gold (O Custo do Ouro), e inclui a criação de uma estatueta alternativa inspirada na divindade Omama. O artefato, é claro, não utiliza o ouro como matéria-prima.
Os 20 atores e atrizes indicados ao Oscar 2023 receberão nas redes sociais, antes da cerimônia, uma mensagem em vídeo de Junior Hekurari Yanomami, líder da Urihi Associação Yanomami, alertando sobre a campanha. Confira a peça abaixo:
A partir do vídeo, os atores e atrizes poderão acessar uma calculadora virtual que mostra o impacto social e natural de cada grama de ouro ilegal para a Floresta Amazônica e o povo Yanomami.
O Oscar 2023 acontece amanhã (12), a partir das 21h do horário de Brasília. Fique de olho no Omelete para acompanhar o evento.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.