A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas espera que a cerimônia do Oscar 2023 fique o mais longe possível de questões sensíveis que possam espantar espectadores de ambos os lados do espectro político. O Deadline conversou com múltiplas fontes dentro da organização da cerimônia para entender melhor a diretiva.
"Não estamos interessados em distrações ou em debates partidários. Estamos interessados em Tom Cruise", apontou um dos entrevistados, citando o astro de Top Gun: Maverick - que, inclusive, não costuma se meter em questões políticas. "Queremos abraçar a diversidade e o talento dos indicados deste ano, mas queremos também voltar para os anos em que o escapismo era o que importava."
Nesse espírito, a Academia já rejeitou uma proposta do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para aparecer na cerimônia, embora o chefe de estado tenha virado figurinha carimbada em eventos do tipo, discursando nas mais recentes edições do Globo de Ouro e do Grammy. O atual presidente dos EUA, Joe Biden, também não deve aparecer na festa - quando era vice-presidente de Barack Obama, Biden subiu no palco do Oscar para apresentar a performance de "Til It Happens to You", de Lady Gaga.
O escândalo envolvendo o tapa dado por Will Smith no apresentador Chris Rock, durante o Oscar 2022, também influenciou a decisão dos produtores da cerimônia deste ano. "Foi tudo f*dido ano passado, não foi? A ideia este ano é manter os olhos no alvo", comentou uma fonte, adicionando que espectadores podem esperar uma festa bem cronometrada e centrada na apreciação dos filmes indicados.
Em uma decisão curiosa, a Academia não orientou os indicados sobre o conteúdo de seus discursos. "Se você diz para alguém muito famoso não fazer uma coisa, está garantindo que ele vai fazer. Mas nós esperamos que todos consigam respeitar o tom que estamos tentando estabelecer este ano", disse outra fonte do Deadline.
Cobertura do Oscar no Omelete
No nosso canal do YouTube e no nosso TikTok, a festa começa a partir das 18h do domingo (12), com um pré-show comandado por Affonso Solano e Mariana Ayrez. Ele será recheado de brincadeiras, curiosidades e discussões sobre as nossas expectativas para a noite!
A partir das 21h, começa a nossa cobertura da premiação. Marcelo Hessel, Marcelo Forlani e Carol Costa assumem o comando da live, com as presenças ilustres de Thiago Guimarães, dono do perfil 'Ora Thiago'; Gautier Lee, uma das fundadoras do Macumba Lab; e Chico Barney, colunista e apresentador do UOL. Direto da nossa redação, Beatriz Amendola, Caio Coletti, Nico Garófalo e Juliana Melguiso farão entradas para comentar algumas das principais notícias da cerimônia.
Quando o Oscar acabar, ainda estaremos por aqui, para dar o veredito da premiação e os resultados do nosso (também muito tradicional) bolão!
E o site do Omelete, claro, também estará de olho no Oscar! Atualizaremos ao vivo a lista de vencedores, e traremos as notícias mais quentes do que vai rolar no Dolby Theatre -- algumas, inclusive, direto de lá! A repórter Mariana Canhisares estará nos bastidores da premiação, entrevistando os vencedores da estatueta dourada. Imperdível, né?
A 95ª cerimônia do Oscar terá apresentação de Jimmy Kimmel, que assume o papel pela terceira vez. Tudo em Todo o Lugar lidera a corrida aos prêmios, com 11 indicações.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.