Filmes

Artigo

Oscar 2017 | Conheça os 5 indicados a melhor curta-metragem animado

Seleção tem filme em 360º e outras técnicas

14.02.2017, às 17H48.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H43

O Oscar se aproxima (a cerimônia de entrega acontece em 26 de fevereiro, com apresentação de Jimmy Kimmelveja a lista completa de indicados) e preparamos um especial para conhecer todos os indicados, categoria por categoria, começando pelas animações em curta-metragem. 

Parte da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas desde a quinta cerimônia, em 1932, os curtas-metragem (filmes com não mais do que 40 minutos, incluindo os créditos) mostram diversidade de técnicas e temas para revelar a imaginação de animadores do mundo todo (isso desde 1952, quando filmes feitos fora dos EUA passaram a fazer parte da competição). Os indicados desse ano na categoria são:

Blind Vaysha (2016)

Na animação canadense, Vaysha tem o poder de ver o passado com o seu olho esquerdo e o futuro com o olho direito, sendo incapaz de viver no presente. A atriz Caroline Dhavernas narra a história tanto em francês como em inglês. A direção é de Theodore Ushev e o filme conta com trilha do compositor búlgaro Kottarashky. Com técnicas de xilogravura adaptada para uma tela digital, o curta-metragem de oito minutos demorou seis meses para ficar pronto e conta com cerca de 13 mil desenhos. Veja o trailer.

Borrewed Time (2015)

Dirigido pelos artistas da Pixar Andrew Coats (Divertida MenteValente) e Lou Hamou-Lhadj (WALL·EValenteToy Story 3), o curta animado mostra um xerife que volta ao local de um acidente que passou a vida tentando esquecer. A animação de sete minutos demorou cinco anos para ficar pronta, sendo parte de um programa de coprodução da Pixar, que dá a seus animadores recursos para trabalhar em projetos independentes enquanto cuidam de projetos da casa. A trilha sonora é do compositor Gustavo Santaolalla, vencedor do Oscar por Brokeback Mountain e BabelAssista ao trailer.

Pear Cider and Cigarettes (2016)

A animação de 32 minutos baseada em fatos documenta a relação do diretor e roteirista Robert Valley com um problemático amigo de infância chamado Techno Stypes. Sua missão é encontrá-lo na China e trazê-lo para Vancouver para que ele possa receber um transplante de fígado. Para sair do papel, o filme contou com financiamento coletivo. Além da indicação ao Oscar, recebeu o Annie Awards de Melhor Produção Especial Animada. Assista ao trailer

Pearl (2016)

Dirigida por Patrick Osborne, a animação de seis minutos em 360º trata de uma garota e seu pai na busca dos seus sonhos. A música conduz a história, que é contada pela perspectiva do banco passageiro do carro. O curta faz parte do Google Spotlight Stories, que cria narrativas de realidade virtual e levou três estatuetas no Annie AwardsAssista ao filme.

Piper: Descobrindo o Mundo (2016)

A animação da Pixar, exibida antes de Procurando Dory, mostra um passarinho que precisa superar o seu medo do mar para se alimentar sozinho. O diretor e roteirista Alan Barillaro teve a ideia ao observar os pássaros enfrentando as ondas para se alimentar na praia de Emeryville, na Califórnia. Com seis minutos, o curta-metragem demorou três anos para ficar pronto, usando novas tecnologias para reproduzir em detalhes as penas dos pássaros. Veja um trecho.