Séries e TV

Entrevista

Orange is the New Black | Omelete entrevista a criadora e o elenco da série

Falamos com Jeji Kohan, Jason Biggs, Natasha Lyonne, Danielle Brooks e Piper Kerman sobre pirataria, as gravações no "modelo Netflix" e mais

02.08.2013, às 17H47.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H43

Orange is the New Black é a quarta produção completamente original da Netflix. Criada por Jenji Kohan (Weeds), a série tem como base o livro homônimo de Piper Kerman que conta sua história e experiência dentro da cadeia.

O Omelete falou com Kohan, Kerman, Jason Biggs, Natasha Lyonne e Danielle Brooks, que falaram sobre a renovação da série antes mesmo de sua estreia, pirataria, o formato de comédia com uma hora de duração e muito mais.

A primeira temporada de Orange is the New Black foi disponibilizada na Netflix em 11 de julho. Mesmo sem dados concretos sobre o sucesso da série, o canal de streaming se mostrou extremamente confiante e encomendou um segundo ano com mais 13 episódios para o programa. "É ótimo saber que poderemos explorar mais dos nossos personagens", disse Brooks. Segundo Biggs, "isso é muito atípico, não é comum [ser renovado com tanta antecedência]. É um reflexo que mostra como a Netflix não está fazendo as coisas da mesma forma que outras emissoras." "Eles são inovativos", completou Brooks.

Um dos grandes problemas que a Netflix conseguiu minimizar por sua parte foi a pirataria. Com a estreia simultânea de suas séries originais em inúmeros países e o razoável preço da mensalidade, o número de downloads ilegais caiu consideravelmente. Lyonne disse acha "importante que todos possam assistir ao programa juntos" mas, por outro lado, "não quer ir para a cadeia" como sua personagem. No caso de Kohan, o tempo de espera para que fãs de outros países assistam seus programas favoritos é longo demais e parte dela quer "que as pessoas assistam logo, de qualquer forma possível".

Por outro lado, a roteirista explica ainda que é "uma mulher de negócios" e que "os downloads ilegais não são justos com o time criativo pois eles não são compensados por seu trabalho". "Seria ideal que existisse uma outra maneira, mas a Netflix [já encontrou uma boa solução] para que outros países não precisem esperar", explicou Kohan.

No vídeo abaixo, Biggs, Brooks e Kerman falam sobre as diferenças entre a série e o livro, como foi filmar no "modelo Netflix", o que levariam para a cadeia caso fossem presos e mais. Confira:

Lyonne não deixou de comentar também que as gravações parecem "o filme dos sonhos". "Em um filme, levamos mais ou menos um mês para conseguir pegar o ritmo [das filmagens, mas aqui] temos um novo roteiro a cada semana e é tudo novo e surpreendente", finalizou a atriz.

Orange is the New Black inova ainda em sua duração. Apesar de ser comum hoje em dia vermos "dramédias" (séries dramáticas com uma hora de duração e alguns momentos de humor), comédias tendem a ter apenas 30 minutos por episódio para que o ritmo não se perca ao longo de sua exibição. "É difícil pois tudo é duas vezes mais longo", explicou Kohan, que alegou só ter percebido a dificuldade quando o time de roteiristas já havia começado a escrever a primeira temporada. "Eu costumava conseguir terminar um roteiro rapidinho, mas agora tudo leva muito mais tempo. Ainda assim, fomos privilegiados. No formato menor acabávamos tendo que cortar muita coisa."