NBC/Divulgação

Séries e TV

Notícia

Cena com blackface é cortada de episódio natalino de The Office

Produtor Greg Daniels se desculpou pela prática e disse que usá-la mesmo como sátira é “inaceitável”

26.06.2020, às 20H23.

Com o crescimento do movimento Black Lives Matter, diferentes produções de Hollywood tem procurado se alinhar a valores menos preconceituosos, revendo antigos retratos e tramas ofensivas a minorias. The Office, uma das sitcoms mais populares dos últimos anos, é a última série a passar por uma dessas revisões. Greg Daniels, co-criador e showrunner do programa, informou que o episódio “Dwight Christmas”, da nona temporada, excluirá uma cena em que Nate (Mark Proksch) aparece como Zwarte Piet, ajudante do Belsnickel, figura folclórica holandesa semelhante ao Papai Noel. No momento em questão, o personagem aparece em blackface, caracterização em que brancos se pintam o rosto de maneira caricata e ofensiva à população negra (via Deadline).

“The Office é sobre um grupo de pessoas tentando trabalhar junto apesar dos comportamentos inapropriados de seu chefe e diretor-assistente. A série usava sátira para expor comportamentos inaceitáveis e entregar uma mensagem de inclusão”, disse Daniels. “Hoje cortamos uma tomada de um ator usando blackface que foi usada para criticar uma prática racista europeia específica”, explicou o roteirista, que ainda se desculpou por ter ofendido os espectadores e fãs da série. “Blackface é inaceitável e confirmar isso de maneira tão gráfica é agressivo e errado”.

Na ocasião, Dwight, vivido por Rainn Wilson, se vestiu de Belsnickel, e foi repreendido pelos colegas por ter insinuado que faria Nate usar blackface. O diretor-assistente rapidamente cancela a aparição do colega, que é rapidamente mostrado trajado como Zwarte Piet.

Lançada em 2005, a versão americana de The Office mostra o cotidiano divertido de uma empresa localizada em Scranton, Pensilvânia. As 9 temporadas da série, estreladas por Steve CarellRainn Wilson e John Krasinski, estão disponíveis na Amazon Prime Video.