Música

Artigo

As músicas dos filmes de Baz Luhrmann

Enquanto O Grande Gatsby não chega, uma Omelista para relembrar Romeu + Julieta e Moulin Rouge

02.06.2013, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H43

No próximo dia 7 de junho, Baz Luhrmann traz aos cinemas brasileiros mais uma reestilização musical de um conto histórico, com O Grande Gatsby. Depois de causar polêmica com Romeu + Julieta e revigorar os musicais com Moulin Rouge, o diretor buscou na obra de F. Scott Fitzgerald seu próximo trabalho.

O Grande Gatsby, estrelado por Leonardo DiCaprio, tem o tradicional glamour e exagero visual de Luhrmann, além de uma eclética seleção de músicas, que também lhe é característica. Para relembrar um pouco da parte musical do diretor, separamos as versões que ele e seus artistas parceiros modificaram em duas de suas mais famosas empreitadas no cinema: Romeu + Julieta e Moulin Rouge.

Leia sobre a visita que fizemos ao estúdios de O Grande Gatsby

Romeu + Julieta

A visão do diretor Baz Luhrmann trouxe luzes e contemporaneidade à obra de 1591 de William Shakespeare. Apesar de manter o linguajar culto baseado em sonetos da obra original, o filme desenrola de maneira fácil e rápida, buscando ligação com os tempos atuais. A estética primorosa, os cenários e a fotografia são cheios de cor e minimamente pensados para envolver o telespectador.

Radiohead - Talk Show Host

Depois de apresentar a discórdia entre as famílias rivais Montéquio e Capuleto, Romeu é mostrado pela primeira vez na praia da cidade fictícia de Verona Beach ao som de Radiohead. A canção "Talk Show Host" está no álbum "Street Spirit" de 1996, e, para entrar na trilha de Romeu + Julieta, ganhou um remix feito por Nellee Hooper. Depois do sucesso do filme, a canção passou a ser apresentada nos shows do grupo regido por Thom Yorke.

Candi Staton - Young Hearts Run Free

A música mais animada da trilha sonora apresenta Mercúcio chamando Romeu para ir ao baile da família de Julieta. É nessa festa que o casal se encontra pela primeira vez. "Young Hearts Run Free" é uma música composta em 1976 pela cantora de soul e R&B Candi Staton e foi regrava em 1997 por Kim Mazelle's para o filme de Baz Luhrmann. A canção ganhou inúmeras outras regravações como, por exemplo, em 2005, quando a cantora Gloria Estefan emprestou a sua voz para regravá-la para o seriado Desperate Housewives.

Des'ree - I'm Kissing You

"Kissing You" (ou "I'm Kissing You") é uma canção escrita pela cantora britânica Des'ree e por Timothy Atack, gravada pela primeira, para a trilha sonora de Romeu + Julieta. A música toca no filme quando os dois se veem pela primeira vez através de um aquário. Apesar da polêmica e divisão de crítica que o filme causou, essa é uma das cenas que ficou marcada pela sua concepção e pela atuação de Leonardo DiCaprio e Claire Danes.

The Cardigans - Lovefool

"Lovefool" é uma música pop escrita por Peter Svensson e Nina Persson para o terceiro álbum de estúdio do The Cardigans, o "First Band on the Moon". A música foi usada no filme que foi lançado nos cinemas dois meses depois do lançamento do single nas rádios. A canção aparece no filme quando a enfermeira de Julieta vai até Romeu avisá-lo que a moça está se preparando para o casamento dos dois.

Garbage - #1 Crush

"#1 Crush" é o primeiro single do Garbage lançado internacionalmente. A música faz parte do álbum Vow e foi remixada por Nelle Hooper e Marius de Vries para a trilha de Romeu + Julieta. O remix alcançou o primeiro lugar no Hot Modern Rock Tracks da Billboard e em 2007 foi incluído no álbum de hits, "Absolute Garbage".

Moulin Rouge

Um dos grandes responsáveis pelo ressurgimento dos musicais em Hollywood foi Moulin Rouge. Com a estética que lhe fez ficar reconhecido, Baz Luhrmann voltou à década de ouro, na França para fazer um filme que mostrasse a genialidade dos locais e o romance trágico de uma cortesã e um aspirante a poeta.

John Leguizamo - "Nature Boy"

Escrita na década de 1940, "Nature Boy" se tornou um hino pop na voz de Nat King Cole, o gênio do jazz. No filme de Luhrmann, John Leguizamo dá toda melancolia necessária para começar a história de Satine e Christian. Este é som que toca no início do filme, entre cenas de uma Paris rodeada por poetas, bebidas, amor e tragédia.

Jim Broadbent e Richard Roxburgh - "Like A Virgin"

Hit absoluto na voz de Madonna, "Like A Virgin" ganhou um tom cômico na voz de Kim Broadbent e Richard Roxbourgh. Na cena em que Satina (Nicole Kidman) vai se entregar ao Duque, o dono da casa onde Satine atua, vivido por Broadbent, começa a cantar a música. Em seguida, Roxbourgh entra em cena e começa a recitar os versos com uma voz mais fina que o normal, antes de se mostrar o grande vilão do filme.

Ewan McGregor - "Your Song"

O primeiro encontro entre Satine e Christian não começa exatamente do jeito previsto. Enquanto a moça acredita que ele é o Duque, ele apenas quer mostrá-la sua poesia. Com um brado iniciado pela letra da música de Elton John, "Your Song", Ewan McGregor começa uma das melhores cenas do filme: a hora em que o casal principal se apaixona. Elton John gravou esta canção para o seu segundo e homônimo disco, de 1967.

Ewan McGregor, Jose Feliciano e Jacek Koman - "Roxanne"

O início da tragédia e a dor de Christian são exemplificados pela melancolia e beleza do tango em "Roxanne" - no filme interpretado por Jose Feliciano. A cena mostra uma bela coreografia do famoso ritmo argentino, mesclado com cenas de angústia do poeta e a noite de encontro entre Satine e o Duque. Além da canção do The Police, gravada em 1978 para o disco Outlandos d'Amour, a versão do filme se mistura com "Tanguera", de Mariano Mores.

Nicole Kidman, Jim Broadbent e Anthony Weigh - "The Show Must Go On"

Entregue às artimanhas do Duque e decidida a salvar a vida de Christian, Satine opta por continuar seu show no Moulin Rouge. Para embalar a cena em que ela toma a decisão e segue as ordens de Zidler, Luhrmann escolheu uma das maiores músicas do Queen, "The Show Must Go On". Lançada pela banda em 1991, esta é uma das últimas composições de Freddie Mercury, que morreu puco tempo depois do lançamento.