Divulgação/Vertical Entertainment

Netflix

Artigo

Code 8: Renegados | Conheça o filme dos primos Amell que chegou à Netflix

Filme produzido através de financiamento coletivo reuniu estrelas do Arrowverso em um projeto pessoal

11.04.2020, às 12H43.

Assim como qualquer indústria, o entretenimento tem como grande foco o lucro, que precisa justificar altos investimentos através de audiência, bilheteria ou merchandising. Porém, tendo a arte como matéria-prima, esse segmento abre espaço também para o surgimento de produções nascidas da vontade de dar vida aos sonhos de seus realizadores. É o caso de Code 8: Renegados, filme dos primos Stephen e Robbie Amell, que chega à Netflix nesse sábado (11).

Stephen Amell é conhecido viver Oliver Queen, o Arqueiro Verde, na série Arrow. Por oito temporadas, a produção foi responsável por criar todo um universo inspirado nos heróis da DC na TV. O primeiro derivado do chamado Arrowverso foi a série do Flash, que tinha como um de seus coadjuvantes o herói Nuclear, interpretado por Robbie Amell, o primo mais novo de Stephen. Em 2016, quando já haviam aparecido em seus respectivos seriados, eles decidiram produzir de forma independente Code 8, um curta-metragem de ação e ficção científica. Com uma resposta positiva por parte do público, o curta virou o ponto de partida de uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo para a realização de um longa que amplia a história de Connor Reed.

Lançada em abril de 2016, pouco mais de um mês após a estreia do curta, a campanha de financiamento coletivo de Code 8: Renegados foi um sucesso absoluto. Com uma meta de US$ 200 mil dólares, a dupla arrecadou pouco mais de US$ 2,5 milhões, levantando 12 vezes o valor estipulado. Com o orçamento garantido, os Amell garantiram o retorno do tanto do diretor Jeff Chan quanto do roteirista Chris Paré e iniciaram as filmagens em 2017.

As gravações de Code 8: Renegados aconteceram durante um hiato nas filmagens de Arrow, série que teve influência indireta na produção do filme. Em entrevista à EW, Robbie Amell relembra que parte da razão para que seus personagens não interagissem no Arrowverso está no fato de serem parentes na vida real, o que fez com que a dupla percebesse que deveria fazer esse encontro acontecer por conta própria. “Nós percebemos que se não estivessemos dispostos a apostar em nós mesmos, por que deveríamos esperar que alguém o fizesse? Queríamos tentar fazer algo que orgulhasse a nós e às pessoas que nos apóiam.”

Com influência de filmes como Distrito 9 e Poder Sem Limites, Code 8: Renegados se passa em um mundo em que uma parcela da população nasce com dons sobrenaturais. Porém, ao melhor estilo X-Men, eles são discriminados e vivem à margem da sociedade. Esse é o caso de Connor Reed (Robbie Amell), um jovem que entra no mundo do crime com ajuda de Garrett (Stephen Amell) para pagar o caríssimo tratamento de saúde de sua mãe Mary (Kari Matchett). Porém, a os crimes realizados pela dupla chama atenção da polícia, que passa a caçá-los com uma futurística unidade militarizada.

A dupla sempre fez questão de deixar claro que Code 8: Renegados é um projeto realizado por amigos. Desde o diretor Jeff Chan, que anteriormente havia trabalhado em curtas inspirados em Call of Duty, até a Playfight VFX, empresa responsável pelos efeitos visuais da produção, toda a equipe foi montada a partir da vontade de criar uma ficção científica “pé no chão” que todos os envolvidos sempre sonharam. A produção chamou tanta atenção que o serviço de streaming Quibi encomendou uma série derivada que se passará anos após os eventos do longa e terá o diretor Jeff Chan como showrunner e o retorno do roteirista Chris Paré. Nada mal para uma produção nascida da vontade de dois primos trabalharem juntos.

Code 8: Renegados já está disponível na Netflix.