Netflix

Notícia

A Caminho da Lua e a evolução das personagens femininas na animação

Animação da Netflix apresenta protagonista feminina inventora e criativa, mas até chegar nessa representação as animações evoluíram e muito

23.10.2020, às 19H09.

Com a estreia de A Caminho da Lua, Fei Fei chega à Netflix com potencial de conquistar o coração de fãs em todo o mundo. Criativa, inteligente e uma inventora e tanto, a garotinha quer e fará de tudo para construir um foguete e, então, viajar até a Lua para pedir ajuda para uma deusa mitológica. Infelizmente, Fei Fei perdeu a mãe e, sem saber como lidar com uma nova configuração familiar, ela vê em Chang'e sua última esperança.

Esse perfil de personagem feminina aventureira ganhou bastante espaço nos últimos anos com animações como Moana e Abominável. Mas, historicamente, essa é uma representação pouco comum. A evidência clara está na evolução das princesas da Disney.

Em 1937, quando o estúdio lançou Branca de Neve, seu primeiro longa-metragem, a protagonista era delicada, indefesa e completamente devota às tarefas do lar. Os problemas da sua vida, assim como as soluções, estavam nas mãos de personagens às vezes até pouco relevantes. Ela era vítima da situação, pouco ativa na própria história.

Claro que, embora o machismo existisse naquela época e não há passada de pano que possa nos fazer esquecer disso, a arte é fruto de seu tempo. Branca de Neve, portanto, é um reflexo dos valores da sociedade ocidental daquela época, que via a mulher como indefesa e cuja principal função era criar os filhos e cuidar da casa.

Com os anos - e, portanto, conforme a sociedade mudou -, as representações nas animações seguiram seu rumo. Com perfis mais curiosos, mas ainda dependentes de um casamento para um final feliz. Eventualmente, as protagonistas deixaram de ser todas brancas, e mais etnias foram para as telas - com muitos deslizes e problemas pelo caminho, a gente sabe. E, assim, as produções do passado foram dando espaço para Moanas, Annas, Elsas e Rayas!

No vlog acima, rebobine seu VHS e relembre como as personagens da Disney evoluíram até hoje e deram espaço para novas protagonistas, como a Fei Fei. E, de quebra, ainda confira uma entrevista com o diretor Glen Keane, o responsável por A Caminho da Lua e animador veterano da Disney, com títulos como A Pequena Sereia e Aladdin no currículo. A gente discutiu um pouquinho sobre esse tema e outras curiosidade do universo da animação.