HQ/Livros

Notícia

Sandman | Neil Gaiman dá mais detalhes sobre retorno à série e fala de expectativas

Autor já sabe que todo mundo vai dizer "antes era melhor"

19.07.2012, às 16H04.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H43

Uma das notícias mais surpreendentes da Comic-Con 2012 foi, sem dúvida, o retorno de Neil Gaiman a Sandman, a série que deu por encerrada em 1996 (com uma ou duas graphic novels de recaída). Sabe-se que a história será uma espécie de prelúdio à original, explicando como Morfeu foi capturado e aprisionado em Sandman #1. Mas, como ele já corrigiu fãs no Twitter, não será Before Sandman - está mais para During Sandman ("durante Sandman").

Em entrevista à Wired, Gaiman diz que tem a trana em mente à anos, e chamava-a de Sandman Zero. "É o que acontece logo antes do início de Sandman 1. Tem toda uma trama da qual você nunca ouviu falar. E acontece aí por 1914, 1915."

O autor faz silêncio quanto a mais detalhes sobre a minissérie em quatro capítulos, que estreia no ano que vem e terá arte de J.H. Williams III. Mas já sabe que os fãs vão reclamar.

"Imagino o público supercrítico de umas 50 milhões de pessoas a dizer: 'Isso não é Sandman!' Mas aí lembro que o mais legal de Sandman foi que, assim que eu descobri a internet, e que as pessoas falavam de Sandman na internet - deve ter sido num rec.art.comics.dc por volta de 1989, fim de 89 - o que as pessoas diziam lá não mudou nos sete anos seguintes da série. Elas só diziam: 'Não está tão boa quanto antes.' E o antes era sempre o que a pessoa tinha lido primeiro e adorado. E foi assim, todo mundo falando de como Sandman era boa, até a edição 75", comenta Gaiman. Sandman estreou no final de 1988 nos EUA.

Em outras notícias-Gaiman, o site Threadless estreou uma linha de quatro camisetas com uma HQ escrita pelo autor. Cada uma é ilustrada frente e verso por gente de renome: o estúdio brasileiro Verso e os quadrinistas Ben Templesmith, Brandon Graham e John Cassaday. Confira as ilustrações na galeria e compre as camisetas aqui.

Leia mais sobre Sandman

Neil Gaiman

Neil Gaiman