Música

Notícia

Youtube responde críticas de Trent Reznor sobre "negócio pouco honesto"

Vocalista do Nine Inch Nails fez críticas pesadas ao serviço do Google

20.06.2016, às 14H03.
Atualizada em 19.12.2016, ÀS 18H02

A entrevista de Trent Reznor, vocalista do Nine Inch Nails e um dos membros do time criativo da Apple Music, rendeu bastante nos bastidores da música. Depois de dizer que "Pessoalmente, acho os negócios do Youtube bem pouco honestos. São construídos nas costas de conteúdo gratuito, roubado e dessa forma eles ficaram tão grandes. Eu acredito que todo serviço gratuito é injusto. [...]", o serviço de streaming enviou uma nota para a NME respondendo as declarações do artista. O porta-voz da plataforma foi categórico ao dizer que "Grande parte as gravadoras tem acordo de licenciamento em vigor com o Youtube para deixar que vídeos de fãs fiquem em destaque e gerem receita pra eles".

Ele também afirmou que a receita gerada por vídeos postados por fãs está quase acima de 50% do que é pago para a indústria musical por meio do Youtube. "Qualquer alegação de que esse conteúdo, em sua maioria, é não licenciado, é falsa". E complementou, "Até o momento, nós pagamos mais de três bilhões para a indústria da música, e esse número cresce ano a ano".

Após essa resposta, Patrick Carney, baterista do The Black Keys, se manifestou por meio de seu Twitter. "Me dê cinco minutos no Youtube e eu, provavelmente, vou encontrar 250 músicas as quais os artistas não estão sendo pagos. No mínimo".  E continuou, "Um vendido pra mim, hoje em dia, é qualquer pessoa que ganha dinheiro em uma companhia de streaming, que também é um artista, e não defende um pagamento justo". E finalizou, "Uma música deveria custar tanto quanto um abacate. Eles deveriam ser trocados similarmente, ao menos até as pessoas descobrirem outra fruta grande e saborosa". Veja os tuítes.

Saiba mais sobre Trent Reznor
Saiba mais sobre Nine Inch Nails
Saiba mais sobre The Black Keys