Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Música
Artigo

Within Temptation: O poder da Mãe Natureza

Within Temptation: O poder da Mãe Natureza

RP
05.09.2001, às 00H00.
Atualizada em 25.12.2016, ÀS 15H01
Uma das mais novas ondas da Europa é o chamado “Gothic Metal”, estilo musical que se utiliza de elementos do Heavy Metal tradicional, mesclados à composições mais clássicas, no intuito de se criar uma música emocional e climática. Embora exista há bastante tempo, remontando aos anos 80, sofreu recentemente nova explosão com a adição de um novo elemento: vocais femininos. As mulheres, com suas vozes de soprano, têm conquistado cada dia mais fãs, desde que a banda finlandesa Nightwish - expoente do gênero - despontou no cenário do Metal. Desde então, surgem diversos grupos que se utilizam exclusivamente de vocais femininos ou alternam entre os dois sexos.

O Within Temptation é uma das bandas dessa nova tendência e seu segundo CD, Mother Earth mostra que ela veio para ficar. Originário da Holanda, o grupo é formado por Robert Westerholt e Michiel Papenhove (guitarras), Martijin Westerholt (teclados), Ivar de Graat (bateria), Jeroen Van Veen (baixo). Logo após a gravação do disco, no entanto, Martijin Westerholt, irmão de Robert cedeu lugar a Martijin Spierenburg. Em todo caso, o destaque do álbum fica mesmo com a vocalista Sharon Den Adel. Enquanto o CD toca em meu estéreo, posso dizer, sem medo de errar, que ela tem uma das vozes mais bonitas que já ouvi, e não falo apenas de heavy metal. Num tom suave, a menina consegue inserir intensa carga dramática nas músicas. Seu reconhecimento, no entanto, não vem apenas deste novo trabalho, mas de projetos como Avantasia, After Forever e Ayeron. Esse último contou com grandes nomes do metal, como Bruce Dickinson (Iron Maiden), Andi Deris (Helloween) e Fábio Leone (Rhapsody), dentre outros.

Falando do CD em si, Mother Earth tem dez faixas, algumas mais pesadas e outras nem tanto. Os destaques vão para “Mother Earth”, “Ice Queen”, “Caged”, “Deceiver Of Fools” e “Dark Wings”, essa última a mais “pesada”. A banda procura destacar sempre a voz de Sharon. Em algumas das músicas, foi empregado um coral com quatro vozes, para realçar o vocal. Obviamente, isso de nada adiantaria, não fosse a competência dos músicos em outras áreas. Guitarras, bateria e, principalmente, os teclados são levados de uma forma bastante satisfatória e ajudam a criar toda uma dimensão climática e melancólica.

Mother Earth é o tipo de álbum que deve ser ouvido em um ambiente preferencialmente mais calmo, onde você possa se recostar, fechar os olhos e deixar-se levar pela maravilhosa voz de Sharon Den Adel.

A versão nacional, lançada pelo selo paulistano Hellion Records vem ainda com uma faixa bônus, “World Of Make Believe” e seu preço gira em torno de R$ 22,00.

Discografia: Enter (1997), The Dance – EP (1998), Mother Earth (2001)