Música

Entrevista

Westworld | Cocriadora Lisa Joy fala sobre a importância da música na série: "Não existe melhor representação para uma forma de vida artificial com significado"

Produtora explica conceito por trás dos covers de saloon presentes na série da HBO

23.06.2018, às 14H45.

Westworld é essa mistura estranha entre faroeste e ficção científica, passado e futuro. Nada deixa isso mais evidente do que a música, que constantemente recria clássicos contemporâneos, como "Paint it Black" do Rolling Stones ou "Heart-Shaped Box" do Nivarna, em forma de trilha de saloon no piano.

HBO/Divulgação

Durante um evento para jornalistas em Londres onde o Omelete esteve presente, a cocriadora e produtora Lisa Joy explica que a trilha vai muito além de referências, e sim consiste em parte fundamental da identidade do seriado da HBO. "Pegamos músicas atuais e as colocamos nessa estrutura onde parecem levemente desconhecidas no começo, quase como se invadissemos as mentes do público."

"Música é realmente interessante pois evoca reações emocionais sem nenhuma representação visual, certo? Tudo que você precisa fazer é lembrar ou ouvir certa canção que é como uma máquina do tempo que te leva de volta a um momento na sua vida, às emoções que você estava sentindo e com quem as estava sentindo. Em uma série que lida com tempo, ser levado de repente a um lugar desconhecido é algo que a música consegue fazer no nosso programa."

"Mesmo que você não ouça as letras", continua Joy. "Realmente gostamos de brincar com o piano, o pianista mecânico e os temas que estabelecemos, você como membro do público sabe quais seriam as letras dentro do contexto. Você está adicionando camadas de seu próprio significado e interpretação, é incrivelmente divertido brincar com isso."

As canções, de curadoria de Sean O'Meara e obra do compositor Ramin Djawadi, complementam a imagem mecânica do pianista robótico. Para Joy, isso é algo que simboliza tudo que Westworld representa. "Desde o início pensamos em qual seria a representação visual da série. Chegamos no pianista robótico pois resume perfeitamente muito do que estamos explorando, certo? É uma máquina que trabalha a partir de códigos, literalmente buracos que você fura numa folha de papel que são lidos, ar é soprado por eles e faz as teclas serem pressionadas."

"É literalmente código de computador, mas disso saí arte e beleza, e de arte e beleza saí emoção e conexão pessoais. Quando pensamos nos Anfitriões, não existe símbolo melhor para uma forma de vida artificial que carrega significado", conclui a produtora.

Westworld é transmitida no Brasil pelo canal pago HBO, todo domingo às 22h30. Além disso, todos os episódios estão disponíveis no catálogo do serviço de streaming HBO Go.