Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Música
Artigo

Virgo - o novo projeto de André Matos

Virgo - o novo projeto de André Matos

FG
07.01.2002, às 01H00.
Atualizada em 13.11.2016, ÀS 06H04
André Matos
– nome conhecido no mundo do rock pesado, vocalista brasileiro que participou das bandas
Viper
e
Angra
– gravou recentemente, com o guitarrista e produtor
Sascha Paeth
, o primeiro disco homônimo de seu mais novo projeto musical:
Virgo
.

Acredito que a composição e a gravação das músicas tenham ocorrido no período em que Matos rompeu com o Angra e estava “se entendendo” com sua nova banda, Shaman. O fato é que, talvez pela primeira vez, o vocalista – que fala fluentemente diversas línguas, estudou música e toca piano – esteve livre para experimentar e fazer o que quisesse, sem quaisquer restrições. Afinal, hoje em dia, principalmente no exterior, seu nome alavanca as vendas de qualquer disco.

Virgo é uma grata surpresa. Partindo para uma linha mais pura do rock, sem abusar da distorção nas guitarras e com grandes doses de melodia, o CD impressiona de cara com a excelente “To Be”. Sem perder o pique, passa para “Crazy Me&qt;&”, que tem um acentuado uso do piano.

“Take Me Home” é mais jazz fusion, e consolida o estilo adotado. O grande destaque, porém, vai, sem dúvida, para “Baby Doll”, música energética que foi, inclusive, escolhida para ser a faixa multimídia do CD. Nela há um clipe exclusivo para computadores.

“No Need To Have An Answer” lembra algumas canções do Queen, enquanto “Discovery” tem uma pitada de pop dos anos 80, sem ser brega ou saudosista. Essa impressão vem do modo como a gaita foi usada na composição. Lembra muitos outros grupos que a empregam de forma parecida.

“Street Of Babylon” tem a sombra do Yes e do rock progressivo pairando ao longo de seus seis minutos de duração. “River” tende para a música soul, lembrando algumas das músicas mais novas do grupo Black Crowes (somente para citar um paralelo curioso).

“Blowing Away” é rápida e contagia pela parte lírica, que é bem escrita. “I Want You To Know” também vai na linha do soul, com a adição de um coral na metade final da faixa. Por fim, “Fiction” parece uma dessas músicas de final de baile, servindo providencialmente para “fechar a festa”.

E, por fim, uma das melhores notícias em relação a Virgo é o fato deste primeiro disco já ter sido lançado no Brasil, pela Century Media Records, num trabalho de primeira da filial aqui estabelecida.

VIRGO: VIRGO. PRIMEIRO ÁLBUM DO PROJETO MUSICAL DO VOCALISTA ANDRÉ MATOS, JUNTAMENTE COM O GUITARRISTA E PRODUTOR SASCHA PAETH. Lançamento da Century Media Records – Brasil.