Música

Lista

Taylor Swift | 10 curiosidades sobre Reputation

Álbum é o sexto na carreira da cantora

13.11.2017, às 14H59.
Atualizada em 14.11.2017, ÀS 09H12

Taylor Swift lançou o seu sexto álbum, Reputation, na última sexta-feira. E como ela é conhecida por suas mensagens subliminares e indiretas para deus e o mundo, o mundo da música começou a analisar o álbum assim que foi lançado. 

Ela manda em tudo

Taylor Swift é produtora executiva de Reputation, assim como também foi no último álbum, 1989. A diferença é que esta é a primeira vez que a cantora carrega o título sozinha; no último álbum, o produtor Max Martin compartilhou o cargo com ela. Isso quer dizer que Swift teve controle total da direção artística e das decisões executivas do trabalho. 

O primeiro palavrão

“I Did Something Bad”, terceira faixa de Reputation, tem sido alvo de diversas teorias dizendo que a composição é dedicada ao ex-namorado de Swift, Calvin Harris. A letra ácida inclui o primeiro palavrão já falado por Taylor em uma letra, na frase “If a man talks shit then I owe him nothing”, em português “Se um homem fala merda, eu não o devo nada”. 

"I'm Too Sexy"

A faixa “Look What You Made Me Do”, primeiro single do disco, traz, nos créditos de composição, Richard Fairbrass, Fred Fairbrass e Rob Manzoli, membros do grupo Right Said Fred. Isto é porque a música fez, no refrão, uma reinvenção da base de “I’m Too Sexy”, famoso hit do grupo. 

Muita bebida

Outro fator curioso de Reputation é que, talvez por enfatizar a imagem de Taylor como uma garota crescida, ele também traz um número chamativo de menções à bebidas alcóolicas: whiskey em “Gorgeous”, vinho em “Dress”, Old Fashioned em “Getaway Car” e champagne em “This Is Why We Can’t Have Nice Things”. 

Mais sexy

“Dress” marca a carreira de Swift como a música mais explicitamente sexual já escrita. No refrão, a cantora diz “só comprei esse vestido para que você pudesse retirá-lo”. Uma fã presente na audição secreta antes do lançamento revelou que os pais da cantora se retiraram na hora de tocar essa música. A faixa também tem empolgado teorias de que seja sobre Ed Sheeran, já que fala na letra o título do hit “Shape Of You”. Será?

A bebê de "Gorgeous"

“Gorgeous”, terceiro single de Reputation, começa com uma voz de um bebê falando o nome da música. Foi revelado que este bebê é a filha de Ryan Reynolds e Blake Lively, James Reynolds. A história é que Swift mostrou a música para o casal e a pequena, de dois anos, começou a falar o nome da música. Taylor resolveu deixar o registro fofo no álbum. 

Referência à Hillary Duff

A faixa “Getaway Car” traz uma frase em comum com “Breathe In, Breathe Out”, de Hillary Duff: “X marks the spot where we fell apart”. A compositora chegou a ser criticada por ter copiado a frase, mas a citação deve ser, na realidade, uma homenagem: na época de lançamento, um fã no Tumblr questionou Taylor sobre sua música favorita no álbum de Duff e a cantora apontou exatamente esta. 

Tem Kanye e Kim, claro

E uma das teorias mais prováveis, em termos de letra, para Reputation, é sobre a 13ª faixa, “This Is Why We Cant Have Nice Things”. Escrita muito provavelmente sobre a rixa com Kanye West e Kim Kardashian, Taylor se refere, por exemplo, ao famoso telefonema feito por West: “Amigos não tentam te enganar, te ligando no telefone e enganando sua cabeça”. Coincidência ou não, a faixa também é a 13 do álbum, famoso como número favorito da cantora. 

Abaixo, listamos 10 curiosidades sobre Reputation, para instigar ainda mais a imaginação e ajudar os fãs a criarem ainda mais teorias. 

Sucesso das vendas

As vendas de Reputation também são impressionantes: o álbum já marcou a carreira de Swift com o maior número de álbuns vendidos antes mesmo de seu lançamento. Em pré-venda, o álbum tirou 400 mil unidades, o dobro de seu último álbum. O feito também foi histórico para a Target, loja que vendeu uma edição especial, e atingiu seu recorde de pré-venda musical de todos os tempos. 

A teoria das reticências...

Mas a característica mais clara de Reputation é que o álbum é bem dividido em dois (fato mencionado na nossa crítica). As primeiras músicas do disco trazem mais produção eletrônica e temas de má reputação, enquanto a segunda metade se assemelha mais ao último álbum, 1989. Sustentando isso estão duas outras ideias: a capa dividida em dois (um lado preto e outro branco) e o fato de que a primeira metade está entre reticências, começando com “...Ready For It” e terminando na sétima música “So It Goes...”.