O Spotify acaba de lançar o Listening Stats, seu novo recurso para que os usuários conheçam mais profundamente suas estatísticas dentro do app/rede social.
Entre os destaques da novidade estão a possibilidade de o usuário saber quais foram os artistas e faixas que mais ouviu em sua conta no streaming de música. O Listening Stats chega para mercados selecionados, mas o Spotify promete uma expansão global com o tempo.
O Spotify nota ainda que o Listening Stats não chega para substituir a retrospectiva de fim de ano, apenas para complementar e dar ao usuário mais insights sobre seu uso no app. É uma ferramenta semelhante ao que faz o Lastfm, rede social agregadora de dados utilizada por muitos fãs de música para catalogar seus gostos e hábitos.
Além dos dados diários, o Listening Stats trará também resumos semanais detalhados, incluindo marcos e descobertas. As estatísticas poderão ser compartilhadas por Instagram e WhatsApp ou até pelo recurso de mensagens do próprio Spotify. A ideia é que o Listening Stats também seja uma ponte para que os usuários criem mais playlists baseados em sugestões do algoritmo.