Divulgação

Música

Notícia

Spotify deleta mais de 100 episódios do podcast de Joe Rogan após polêmicas

Episódios deletados, entretanto, parecem não ter ligação com polêmica antivacina

05.02.2022, às 19H26.

Mais de 100 episódios do podcast The Joe Rogan Experience, produção de Joe Rogan envolvida em polêmicas por conta da defesa de posicionamentos antivacina contra a covid-19, foram retirados da plataforma. O sumiço de exatos 113 programas foi notado pela plataforma JREMissing, que identifica automaticamente a retirada de conteúdos do serviço de streaming, e posteriormente confirmado pelo New York Post e pelo Mashable.

Recentemente, Rogan e seu programa motivaram protestos de ícones da música como Neil Young e Joni Mitchell, que exigiram que o Spotify retirasse suas músicas do catálogo caso não deletasse todo o conteúdo do The Joe Rogan Experience. A movimentação vem custando bilhões à plataforma, em valor de mercado, mas a plataforma permaneceu ao lado de Rogan.

Até por isso, o Mashable crava que a retirada desses mais de 100 episódios não parece ligada a essa polêmica específica, visto que o programa de número #1757, com o médico antivacina Dr. Robert Malone, ainda está disponível no Spotify. Foi esse capítulo do podcast de Rogan que, em janeiro, prontificou 270 profissionais de saúde e cientistas a assinarem uma carta aberta denunciando o conteúdo como ameaça à saúde do público.

O site especula que os episódios deletados devam ter relação com outra polêmica envolvendo Rogan: a denúncia feita pela cantora India.Arie contra uso indiscriminado de um termo com implicações racistas pelo apresentador, que é branco, em diversas edições do podcast. Nem o Spotify nem o próprio Joe Rogan ofereceram maiores informações sobre o sumiço dos 113 episódios.

Os programas agora ausentes da plataforma incluem episódios com figuras conservadores americanas, críticos da extrema-direita e teóricos da conspiração, incluindo figuras como Gavin McInnes, Michael Malice, Alex Jones e Milo Yiannopoulos. Também estão incluídas na lista edições com comediantes como Rich Vos, Litthe Esther e o empresário Dave Asprey.

ROGAN RESPONDE

Recentemente, Rogan quebrou o silêncio sobre os protestos de Young e Mitchel junto ao Spotify. Ele postou no Instagram um vídeo de mais de 10 minutos em que promete "pesquisar melhor os tópicos" que aborda no seu podcast e "convidar pessoas com opiniões diversas para expressá-las" no programa.

"Eu não tenho a intenção de promover a desinformação, nem de ser controverso. Nunca tentei fazer nada com este podcast além de me sentar junto com as pessoas e ter conversas interessantes com elas. Tentarei o meu melhor para balancear os pontos de vista mais polêmicos de alguns convidados com as perspectivas de outras pessoas, para que possamos, talvez, encontrar uma opinião melhor", disse ele.

Durante a pandemia, Rogan (cujo podcast é ouvido por uma média de 10 milhões de usuários a cada episódio) foi criticado por desencorajar seus ouvintes mais jovens a tomarem a vacina contra a covid-19, e também por promover o uso da invermectina, remédio comprovadamente ineficaz contra a doença.

A revolta contra o podcaster eclodiu recentemente, quando artistas como Young e Mitchell anunciaram que retirariam as suas músicas do Spotify por causa da insistência da plataforma em manter o conteúdo de Rogan no ar.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).