Principal streaming de música do mercado, o Spotify acaba de bater a marca de 750 milhões de usuários mensais. A novidade foi confirmada pela própria empresa, eu seu blog oficial.
O número mais preciso é 751 milhões de usuários mensais, número que foi atingido no quarto trimestre de 2025. O recorde representa um aumento de 11% em relação ao ano anterior e um salto significativo em comparação aos 713 milhões do terceiro trimestre.
Como notou o Engadged, o relatório também mostrou um aumento de 10% no número de assinantes Premium em relação ao ano anterior, passando de 263 milhões para 290 milhões. A Europa concentra a maior parte dos assinantes Premium da empresa sueca (36%), seguida pela América do Norte, com 25%.
O crescimento é atribuido a diversos fatores, incluindo inteligência artificial (IA). "Nós nos consideramos o departamento de P&D da indústria musical. Nosso trabalho é entender rapidamente as novas tecnologias e aproveitar seu potencial, o que temos feito repetidamente", afirmou Gustav Söderström, co-CEO do Spotify, em comunicado. "Toda a indústria se beneficiará dessa mudança de paradigma [com a IA], mas acreditamos que aqueles que abraçarem essa mudança e agirem com rapidez serão os mais beneficiados."
No final de 2025, o Spotify anunciou que eliminaria parte da "inércia" da IA em sua plataforma e teria "produtos musicais de IA focados no artista", embora nenhum detalhe tenha sido revelado.