Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Música
Notícia

R.E.M. | Assista a dois novos clipes, “Überlin” e “It Happened Today”

James Franco, Lance Bangs, Albert Maysles, Sam Taylor-Wood e mais dirigindo clipes para músicas do novo álbum

CT
03.03.2011, às 14H10.
Atualizada em 15.11.2016, ÀS 10H11

O R.E.M. lançou de uma vez só dois clipes de seu novo álbum, Collapse Into Now, que já pode ser ouvido na íntegra na coluna Música Grátis. Os vídeos vêm junto com o anúncio de que cada uma das 12 faixas do disco ganhará seu próprio clipe, em uma série de curtas-metragens chamada Collapse Into Now Film Project, em comemoração ao 15º álbum de estúdio da banda.

O ator James Franco, Lance Bangs (Jackass 3D), o documentarista Albert Maysles e o próprio vocalista Michael Stipe estão entre os escalados para dirigir os curtas. O primeiro deles é mais simplista.“Überlin” foi dirigido por Sam Taylor-Wood e estrelado por Aaron Johnson, que trabalharam juntos em O Garoto de Liverpool, e mostra o ator fazemdo aquilo que a maioria das pessoas gostaria de fazer, ao ouvir uma ótima música no mp3 player. Assista:

O segundo vídeo lançado é “It Happened Today”, dirigido pelo ator e diretor Tom Gilroy. O clipe é mais elaborado e parece capturar melhor o espírito da música. Assista, no site do New York Times.

Em conversa com o semanário britânico NME, Stipe declarou que esta é uma maneira de apresentar a ideia do álbum em 2011. "Vai além da ideia que eu fã de música tinha, há 20 anos. Com a tecnologia de hoje, é possível apresentar uma coisa do jeito que você quiser. Eu basicamente queria explorar a ideia do que é um álbum, e como o apresentamos com tudo que está disponível. [...] Eu fui conversar com pessoas com quem eu queria muito trabalhar e em quem poderia confiar para deixá-los fazer o que quisessem. Eles tiveram liberdade total. Em vários momentos, eu fui surpreendido, em outros, recebi aquilo que eu queria. Mas o que eu queria não era importante, e sim confiar em um diretor para lhe entregar uma coisa tão preciosa quanto uma música inédita", explicou.

Novos vídeos devem ser lançados nas próximas semanas. James Franco assumiu duas produções, dirigindo “That Someone Is You”e “Blue”. James Herbert, colaborador de longa data do R.E.M., que dirigiu clipes antigos como “It’s the End of the World as We Know It (And I Feel Fine)”, cuida da faixa “All the Best”. Stipe dirigiu a faixa "Discoverer", cujo clipe parece ser na linha das ficções científicas de baixo orçamento. "Basicamente, fiz uma versão suja e pé no chão de Tron: O Legado - mas se Tron tivesse sido lançado em 1971", disse Stipe.

O álbum Collapse Into Now será lançado em 8 de março.