Uma mensagem deixada no MySpace do Recoil, projeto do ex-Depeche Mode Alan Wilder, revelou o título do seu quinto álbum - subHuman - e a provável data de lançamento, 2 de julho.
Além do CD simples, será lançada uma edição limitada em vinil e uma edição especial com DVD, com todos os clipes produzidos pelo Recoil até agora.
Dando continuidade à fórmula usada em Liquid, o álbum mais recente, lançado em 2000, a lista de colaboradores inclui Joe Richardson, cantor, gaitista e guitarrista de blues de Nova Orleans, e a cantora inglesa Carla Trevaskis, que já colaborou com Eurythmics, Apollo 440 e Portishead. No álbum anterior, Wilder contou com a espetacular artista performática Diamanda Galás, Nicole Blackman, Samantha Coerbell, Rosa M. Torras, Reto Buhle e o Golden Gate Jubilee Quartet.
De acordo com a mensagem, Wilder volta a abordar assuntos polêmicos envoltos por uma complexa atmosfera sonora, incitando os ouvintes a questionar o que os faz realmente humanos, e, mais importantes ainda, o que permite nossa subordinação aos outros. Em Liquid, Wilder partiu de uma experiência que sofreu em 1994, quando viajava pela Escócia e um avião desabou na frente de seu carro, causando a morte do piloto. Wilder escreveu o álbum baseado no que o piloto teria pensando enquanto o avião caía. Vale a pena conferir o resultado.
Wilder deixou o Depeche Mode oficialmente em 1995 para seguir adiante com o Recoil, projeto que já havia fundado há dez anos. A idéia era construir algo menos comercial e que desse espaço a maiores experimentações musicais. Até agora, ele conseguiu superar as expectativas. Vamos ver com subHuman.