Preta Gil, artista, empresária e filha de Gilberto Gil, faleceu aos 50 anos neste domingo, dia 20 de julho, vítima de câncer. Em abril deste ano, ao lado do pai, Gilberto Gil, Preta fez uma emocionante apresentação - confira abaixo:
Em 2023, ela revelou que estava com câncer no intestino e começou o tratamento. Em dezembro de 2023, Preta disse que entrou em remissão e seguiria com exames constantes para verificar se a doença voltaria. Em agosto do ano passado, novos tumores foram encontrados, e ela seguiu com o tratamento no Brasil e, mais recentemente, nos EUA.
Além da carreira como cantora, Preta foi uma figura marcante na cultura brasileira, reconhecida por sua presença vibrante e pelo ativismo em causas sociais, especialmente ligadas à diversidade, aos direitos das mulheres e à luta contra o preconceito. Ao longo dos anos, também se destacou como apresentadora, produtora de eventos e empresária, sendo uma das fundadoras do bloco de carnaval "Bloco da Preta", que movimentou milhares de foliões no Rio de Janeiro.
Preta Gil era filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa. Ela deixa seu filho Francisco Gil, também conhecido como Fran, músico que completa o trio do grupo Gilsons.