Música

Artigo

Playlist: O legado de Dolores O'Riordan e The Cranberries

Dolores faleceu aos 46 anos

15.01.2018, às 16H06.

Hoje o mundo do Rock perdeu uma de suas maiores vocalistas. Dolores O’Riordan, vocalista do The Cranberries, morreu cedo demais, aos 46 anos, e deixou um legado que ficará para sempre na música.

Poucas bandas que saíram da Irlanda marcaram tanto a música quanto o Cranberries, banda que Dolores fundou com Noel Hogan, Mike Hogan e Fergal Lawler em 1989. O presidente da Irlanda Michael D. Higgins já soltou uma declaração lamentando a morte da vocalista:

“É com grande tristeza que eu soube da morte de Dolores O’Riordan, musicista, vocalista e compositora. Dolores O’Riordan e o The Cranberries tiveram uma imensa influência no rock e pop na Irlanda e no mundo.

A todos que seguem e apoiam a música irlandesa, músicos da Irlanda e outros das artes, sua morte é uma grande perda”.

Com quatro álbuns na Billboard 200 e mais de 40 milhões de discos vendidos ao redor do mundo, The Cranberries criou um som único que unia o rock com a música irlandesa e se tornou uma das bandas mais bem sucedidas dos anos 90, com os eternos hits "Linger", "Zombie", "Dreams" e mais. Dolores será lembrada, definitivamente, como uma das mulheres mais importantes no rock das últimas décadas.

Para relembrar a distinta voz de Dolores neste difícil momento, recordamos algumas das músicas mais marcantes de sua carreira em uma playlist especial. Descanse em paz, Dolores.