Música

Entrevista

Pixies | Paz Lenchantin, nova baixista do grupo, fala sobre novo álbum e shows no Brasil em 2017

Novo álbum da banda, Head Carrier, sai no dia 30 de setembro

01.09.2016, às 12H47.
Atualizada em 01.09.2016, ÀS 12H59

O ano de 2016 é um ano importante para a banda Pixies. Além de completarem 30 anos de vida, eles também estão prestes a lançar o aguardado álbum Head Carrier, no dia 30 de setembro. É o primeiro trabalho com a nova baixista, a argentina Paz Lenchantin, que já toca com o grupo desde 2014 e que inclusive esteve no Brasil com eles para show no Lollapalooza. Apesar de já tocar com os Pixies desde então, só em julho de 2016 que ela se tornou membro oficial da banda.

A Nação da Música conversou com Lenchantin sobre a música “All I Think About Now” – uma carta de agradecimento para Kim Deal, ex-baixista da banda -, sobre o produtor Tom Dagelty e também sobre a vinda da banda ao Brasil, que já está nos planos.

A entrevista foi feita por Marina Moia

Agora você é oficialmente integrante do Pixies! Parabéns!
Paz: Sim, muito obrigada! Estou realizando todas as ligações agora (risos).

É sua iniciação na banda, certo?
Paz: É, eles estão tipo “ok, agora você que faz todas as ligações” (risos).

Você toca com os Pixies há alguns anos já e tocou com outras grandes bandas, como Entrance e A Perfect Circle, mas imagino que se juntar aos Pixies pode ser intimidante…
Paz: Não sei se “intimidação” é a palavra certa, mas é um posição diferente que eu nunca estive antes, o que tornou isso empolgante para mim e também um certo desafio, por ter me esforçar em maneiras diferentes como artista e estar aprendendo constantemente. Eu sinto que minha história me transformou no que eu sou hoje, em ser capaz de me encaixar rapidamente no Pixies, e isso me completando. Eles são uma banda muito linda, que vem de muito amor à musica, de diversas maneiras, e da mesma maneira que eu amo música. Então, eu sinto que minha história me transformou no que eu sou hoje e combinou facilmente com os Pixies. Sem muita dificuldade, se isso faz sentido.

Você toca muitos instrumentos, além do baixo, e também canta em uma faixa, “All I Think About Now”, que é uma carta para Kim Deal. Como surgiu a ideia da música?
Paz: Essa música é muito especial, eu acho, porque é uma daquelas ideias românticas que eu sempre tive, tipo “de onde as músicas vêm?” e “como elas se formam?”. Esta música tem aquele “je ne sais quoi” especial e foi a última música a ser escrita, tínhamos pouco tempo sobrando no estúdio.

Nós estávamos no Rak Studios, em Londres, para gravar todas as músicas em que estávamos trabalhando e que íamos gravar para o álbum e, enquanto estávamos lá, Black Francis [vocalista] escreveu uma nova música que ele me mandou, em versão acústica, no meu celular, mas estava mixada de um jeito estranho. A guitarra do Joey estava um pouco dominante nesta gravação e eu estava ouvindo pelo alto-falante do meu telefone e fiz toda essa composição para a demo e percebi, quando desci para grava-la, que eu ouvi a música de maneira completamente errada.

Você pode ler e/ou ouvir a entrevista na íntegra no Nação da Música.

Recentemente, o Pixies apresentou três novas músicas de seu próximo álbum - saiba mais.