Over The Hills And Far Away pode ser considerado tanto um presente quanto uma ofensa aos fãs da banda. O motivo é simples: o CD não é o sucessor natural de Wishmaster. O disco que realmente dá seqüência ao álbum do ano passado ainda está em processo de concepção e só deve sair na primavera européia de 2002 (outono no Brasil). Dessa nova obra, só se sabe, até o momento, que se trata de um álbum conceitual.
Independente disso, Over The Hills And Far Away é uma boa pedida para quem gosta da banda. Se não tanto pelas músicas citadas acima, pelo menos pelas faixas ao vivo. Todas as seis, gravadas em um show na Finlândia ("The Kinslayer", "She Is My Syn", "Sacrament of Wilderness", "Walking in the Air", "Beauty & The Beast" e "Wishmaster"), são a oportunidade dos que nunca viram a banda ao vivo confirmarem que os músicos são tão competentes no palco quanto no estúdio. O destaque, obviamente, vai para a magnífica voz da vocalista Tarja Turunen, uma das mais belas do metal atual e que mostra o mesmo timbre tanto em estúdio quanto ao vivo. Além dela, o tecladista Tuomas Halopainen, o baterista Jukka Nevalainen, o guitarrista Emppu Vuorinen e o baixista Sami Vanska completam a formação da banda, que ainda contou com vocais especiais de Tony Kakko (Sonata Arctica) nas músicas "Beauty & The Beast" e "Over The Hills And Far Away" e Wilska - só Wilska mesmo - em "10th Man Down".
Presente para os fãs ou caça-níqueis, não importa. O fato é que Over The Hills And Far Away mostra, mais uma vez, que o Nightwish é daquelas bandas que surgem de uma hora para outra no cenário do Heavy Metal e têm tudo para se consagrar no meio. E cumpre seu papel, pois aumenta a ansiedade dos fãs para conferirem, aí sim, o próximo trabalho inédito da banda.
Site Oficial: www.nightwish.com
Discografia - The Carpenter (single, 1997), Angels Fall First (1997), Sacrament of Wilderness (single, 1998), Oceanborn (1998), Sleeping Sun (single, 1999), Walking In The Air (single,1999), Wishmaster (2000), Over The Hills And Far Away (2001)