Texto por Gabriela Marqueti
Nem só de cantores pop vivem os clássicos natalinos! Com as festas de fim de ano se aproximando, é fácil ouvir hinos conhecidos como “All I Want For Christmas Is You” na voz de Mariah Carey ou algum grande artista no mainstream. Essa época do ano, porém, também pode ser comemorada com muita música boa para os fãs de metal e hard rock.
Além de transformarem clássicos natalinos em músicas mais pesadas, como fez o Alice Cooper com “Santa Claws Is Coming To Town”, vários nomes do rock e do metal também possuem composições originais e até mesmo álbuns inteiros dedicados a essa época do ano - e alguns dos projetos trazem até uma abordagem mais soturna e melancólica.
Em clima natalino, nós do Wikimetal reunimos cinco músicas originais de nomes do rock e metal que usam as festas de fim de ano como pano de fundo, contando histórias verídicas, recontando antigos contos fictícios ou até mesmo trazendo uma roupagem mais sombria para o feriado festivo. Confira:
Sabaton - “Christmas Truce”
“Christmas Truce” é uma canção original do Sabaton presente no álbum The War To End All Wars (2022). A música conta a história de um episódio comovente e verídico que aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial, na véspera de Natal. O exército britânico começou a ouvir as tropas alemãs cantando canções natalinas nas trincheiras opostas, que estavam decoradas com lanternas e pequenas árvores. No dia seguinte, as duas tropas inimigas se encontraram em um momento de paz para trocar presentes, tirar fotos e até mesmo jogar futebol. Daí o nome “Christmas Truce” ou “trégua de Natal”.
Rob Halford - “Donner and Blitzen”
Em 2018, Rob Halford lançou o segundo álbum natalino de sua carreira, Celestial. O disco contém 4 canções originais e uma série de covers de clássicos natalinos. Uma das músicas originais é a faixa um pouco mais pesada “Donner and Blitzen”. O nome da canção faz referência aos nomes de duas das sete renas que puxam o trenó do Papai Noel. “Donner” e “Blitzen” significam, respectivamente, “trovão” e “relâmpago”.
Tarja Turunen - “Together”
“Together” é a única faixa original do álbum natalino de Tarja Turunen, From Spirits and Ghosts (Novel for a Dark Christmas) (2017). Com o disco também foi lançada uma história em quadrinhos de mesmo nome com 40 páginas, contando a história do mundo do Natal sombrio, escrita por Peter Rogers e ilustrada por Conor Boyle. A história gira ao redor das duas personagens de Tarja, a sombria e a iluminada, que unem almas solitárias durante a temporada festiva.
“Together” é uma faixa tão sombria quanto a roupagem do disco, que foi elogiado pela crítica e pelos fãs. Participaram do álbum vários amigos de Tarja, entre eles Cristina Scabbia, do Lacuna Coil, Sharon Den Adel, do Within Temptation, e Floor Jansen, do Nightwish.
Majestica - “A Christmas Story”
“A Christmas Story” é uma das canções do álbum conceitual do Majestica, A Christmas Carol (2020). No disco, a banda de metal sinfônico reconta a famosa história de Natal de Ebenezer Scrooge e os três fantasmas dos Natais passado, presente e futuro. A história é contada no livro de Charles Dickens de mesmo nome do álbum, lançado em 1843. Scrooge, que é um velho muito rico e avarento, é visitado por 3 figuras fantasmagóricas que tentam fazer com que ele mude ao lhe mostrar as consequências de suas ações.
Type O Negative - “Red Water (Christmas Mourning)”
“Red Water (Christmas Mourning)” é uma canção triste e melancólica do Type O Negative que faz parte do álbum October Rust (1996). A faixa fala sobre a morte do pai de Peter Steele, que aconteceu em uma manhã de Natal, e também de outros três familiares que tinham falecido desde o Natal anterior. O verso lida com o sentimento de luto, enquanto o refrão fala sobre como lidar com a dor de forma pessoal.
WIKIMETAL RECOMENDA
No próximo domingo, 18 de dezembro, acontece em São Paulo a primeira edição do Knotfest Brasil. O festival que tem curadoria do Slipknot chega em solo brasileiro com uma line-up riquíssima, contando com Judas Priest, a reunião/tributo do Pantera, Bring Me The Horizon, Trivium, Sepultura, Motionless In White, Vended, Project46, Oitão e Jimmy & Rats. Ingressos estão à venda a partir de R$450 no site da Eventim.
PARA OUVIR
Vended é o nome da banda formada em 2018 pelos filhos de Corey Taylor e Shawn “Clown” Crahan, ambos integrantes do Slipknot. Griffin Taylor (vocal) e Simon Crahan (bateria) se juntaram aos colegas Cole Espeland (guitarra), Jeremiah Pugh (baixo) e Connor Grodzicki (guitarra), e hoje investem em uma sonoridade pesada e inovadora, assim como seus pais fizeram no passado. A banda faz parte da line-up do primeiro Knotfest Brasil, que acontece no próximo domingo, 18 de dezembro.