Música

Notícia

Mama Feet mistura referências do universo pop e lança o vídeo de “Fogo de Palha”/ "Lightfire" - veja

Banda divulga os primeiros singles e conta um pouco da sua história maluca

07.07.2016, às 12H50.
Atualizada em 07.07.2016, ÀS 13H13

Os roqueiros cariocas do Mama Feet, tem diversas histórias para contar sobre o processo de criação do seu primeiro disco, Brazilian Democracy, e também sobre o primeiro clipe do projeto para as músicas "Fogo de Palha" e "Lightfire". Sim, o grupo formado por Fey e Mylo Samp (vocalistas e guitarristas), Tynho Campo Grande (baixo) e Tommy Lee Dick (bateria) tem como uma de suas características compor e gravar faixas em português e inglês, mas não por causa do mercado, conforme avisa Fey Samp, “Não teve nada a ver com mercado. Teve a ver com o fato de que nós crescemos ouvindo rock cantado em inglês”.

Assim, depois de algumas experiências com o idioma da rainha, o grupo resolveu se eximir de responsabilidade e se livrar da dúvida de qual idioma usar na hora de cantar, “Se o cara gosta de português, taí, se gosta de inglês, pega aqui. Não tem mais dúvida. A gente desistiu de achar uma resposta e deixamos pro público ouvir o que ele estiver a fim de ouvir”.

O Brazilian Democracy é composto por 28 músicas, metade em inglês, metade em português e deve chegar aos serviços de streaming em julho. “Não existe uma data certa, se não ele não teria esse título”, enfatiza Fey que explica a origem do nome, “Basicamente o processo todo do disco foi muito longo e cheio de ansiedade”. O grupo montou um estúdio na casa do vocalista, ficou um tempo sem baterista, integrantes perderam namoradas, “[...] até o gerente do McDonalds cobrava o disco”, ressalta. Por fim, quando chegou a hora de finalizar o álbum e “achar o nome do projeto, foi unânime, esse é o Brazilian Democracy! Por que ele é o disco mais demorado da história, pra gente, pelo menos”.

Sobre a pegada musical, Fey destaca que não pensaram em um estilo ou conceito, “Nós decidimos que o processo teria que ser divertido, nós não pensamos em referências, não pensamos em: 'Ah… vamos fazer a música soar como a da banda tal, fazer a estética sonora ser como a banda tal'. A gente entrava no estúdio dez da noite e saia quatro da manhã. [Ficávamos] Ali dentro, experimentando e fazendo, sem visar nada específico; somente o energético e a cerveja que a gente tomava toda noite”.

De todo esse processo surgiu o primeiro álbum da banda que estreia hoje (07) os primeiros clipes, animações criadas, principalmente, por causa da teimosia de Fey que deixou claro, “Eu sempre quis trabalhar com alguma coisa de ilustração, animação. Só que quando eu trouxe essa ideia pra banda, o Tynho - que é designer - disse que era impossível. ‘Não tem como fazer’. Ai eu fui lá, comprei um software e um tablet e disse: 'Vou desenhar. Se não arrumar uma solução, vai ficar uma merda porque vai ser boneco de palitinho'. Depois disso ele arrumou um amigo que é designer e ilustrador, Raphael Candela, que levou o projeto pra frente”. Fey também ressalta que a banda tinha em mente, no início, lançar um filme de animação em conjunto com o disco, “Mas percebemos que levaria uns 20 anos”.

Esse processo de criação ainda conta com pequenos teasers que misturam algumas referências do mundo pop, como é o caso do vídeo inspirado na série Mr. Robot. De acordo com Fey, a ideia para usar esse conceito surgiu por acaso, quando em uma conversa, Tynho comentou sobre um amigo muito parecido com o protagonista da série. "Nós gostávamos da série, nada muito fanático. Não teve um roteiro, as coisas foram crescendo, tivemos as ideias e filmamos. Quase fomos presos na Apple porque a galera do shopping achou que a gente estava tentando roubar alguma coisa de verdade. A gente estava muito estranho lá dentro, um cara de capuz espetando o pen drive nas coisas", enfatiza - veja o teaser.

E por fim, ele responde a pergunta que não quer calar: De onde vem esse nome, Mama Feet? Com a palavra, Fey:
O Mamma veio de Mother Lovers, uma expressão que a gente criou, quando participamos de um festival de rock no qual só podíamos cantar em inglês. Ai, de sacanagem, resolvemos falar inglês, mas era um inglês zoando. Vamos fingir que a gente é gringo, de onda. Então, quando pensamos em Mama, eu comecei a falar mal daquele negócio de featuring. Coldplay feat Rihana, não sei quem feat não sei o quê. Ai imagina um Mama feat Catra. E ai ficou essa sonoridade e evoluiu pra chegar nisso [feet = pés, em inglês]. Essa é a história real. Mas ela pode ficar diferente”, finaliza.

Veja os vídeos com as versões em português e inglês abaixo.

Mais informações sobre o grupo pode ser encontrada no site oficial www.mamafeet.com