Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Música
Notícia

Madonna pode largar a cabala

Madonna pode largar a cabala

MH
12.07.2006, às 00H00.
Atualizada em 08.11.2016, ÀS 19H02

Madonna está voltando à velha, boa e controversa forma. Depois de se pregar numa cruz e vestir um sexy collant rosa na turnê de seu novo disco, ela também está deixando a religião de lado.

Segundo o jornal londrino The Independent, amigos dela dizem que a estrela está cortando os laços com a cabala, igreja ortodoxa judaica que ela adotara em 2003. Inclusive já cogitou deixar de lado a pulseira vermelha que usava como amuleto para afastar o mau-olhado. O peso da manutenção da religião nas suas finanças pessoais e a maneira como suas crenças afetaram negativamente seu casamento com Guy Ritchie seriam dois dos motivos.

O cálculo do jornal soma que ela gastou milhões de libras por ano com doações ao centro de estudos da cabala em Londres. Só para erguer o centro, em 2003, foram o equivalente a 6,7 milhões de dólares. Madonna ainda estaria preocupada, segundo o Independent, com seus filhos: a cabala estaria separando-os de costumes arraigados do cristianismo, como o Natal, por exemplo, que a família não celebra. Ficar sem presente deve ser mesmo bem chato para a criançada.

Um porta-voz da cantora diz que as informações são completamente inverídicas. Se Esther - nome hebraico que ela adotou após a conversão - decidir mesmo voltar à vida laica, muitos comemorarão. Os tradicionalistas sempre criticaram a cantora de 47 anos por buscar paz interior, prosperidade financeira, poder e prazer, o que segundo eles está distante da espiritualidade prescrita pelos ortodoxos.

A religião é ensinada por poucos - judeus com mais de quarenta anos que tenham passado a vida imersos no estudo dos textos hebreus - e a dedicação à cabala exige meditação árdua e um estilo de vida estritamente asceta.