Ah, o segundo álbum... Uma penca de bandas nem chega a sentir o gostinho dele. No caso dos cariocas Los Hermanos, mais de 200 mil cópias de seu debut vendidas, e que fizeram muitos berrarem Anna Júlia até nos trios elétricos em Salvador, os obstáculos não seriam grandes, certo&qt;& Errado. Com a bolacha debaixo do braço, produção e mixagem finalizadas, os meninos entregaram a obra à Abril Music.
Sem canções que remetessem a Annasjulias e Primaveras, a gravadora se deu ao direito de não lançar o álbum e só depois de muito vai e não volta, concordou em pôr o CD nas lojas - após uma última mixagem comandada pelos chefões da casa. Mas calma, Bloco do Eu Sozinho não perdeu nada de sua idéia inicial por abrir essa pequena concessão. Pelo menos é o que parece. O álbum tem na sua pretensão misturar ritmos e texturas - samba com hardcore, melodias doces com arranjos intricados - seu maior estandarte.
Não espere encontrar logo de cara músicas de impacto instantâneo, com aquele jeitão de hit radiofônico. Você terá, sim, sons e letras pra lá de melancólicos, uma temática privilegiando harmonias mais complexas, sons e barulhinhos espalhados pelas dobras das músicas e que poderiam em certos casos, figurar como trilha sonora para pierrôs e colombinas. Todo Carnaval Tem Seu Fim e A Flor, canções de abertura do play, já dão a dica do que esperar. Arranjos de metais tristões, dinâmica crescente, som encorpado e refrão para ficar dias a fio tilintando na sua cabeça.
Retrato pra Iaiá prova que as referências do álbum se fixam no lado brasileiro de Benjor e em outros casos, mais no samba de raiz do que nas antes recorrentes colagens de Weezer e Ska-Core. Fácil notar que os meninos incluíram nessa miscelânea também toques de música latina como Los Fabulosos Cadillacs e Cafe Tacuba, exemplo disso, Deixa Estar.
É claro que em Assim Será, Casa Pré-Fabricada e, no refrão da belíssima e tocante Sentimental são escutados aqueles ecos de Weezer e Rentals ainda. Nada de mal nisso. Mais uma Canção com levada capenga e exagero nos tons baixos dos metais mostra o lado circense dos irmãos.
Pra finalizar, é só dizer que a dupla Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante faz um embate digno na divisão dos vocais e, mesmo o excesso de referências e instrumentos a mil não faz de maneira nenhuma o álbum perder sua coesão. Muito pelo contrário. Com Bloco Do Eu Sozinho o Los Hermanos prova que é possível amadurecer 10 anos em 2. Sozinhos - talvez o título do álbum diga muita coisa - e peitando os maiorais, os antes garotões lançaram uma obra que já sai com a estampa escancarada de melhor álbum do ano.