Led Zeppelin/Reprodução

Música

Notícia

Led Zeppelin vence disputa por direitos autorais de "Stairway to Heaven"

Decisão favorável no caso de plágio que já dura anos

09.03.2020, às 16H08.
Atualizada em 09.03.2020, ÀS 17H03

O Led Zeppelin obteve uma grande vitória na disputa judicial envolvendo os direitos autorais da clássica "Stairway to Heaven", informou o The Wrap. A banda foi acusada de plagiar a canção "Taurus", do Spirit, lançada em 1967.

A decisão do jurí da 9ª Corte de Apelações dos Estados Unidos foi favorável ao Led Zeppelin, corroborando outra decisão similar tomada em 2016.

A disputa pela autenticidade de "Stairway to Heaven" gira em torno dos acordes iniciais da música, que teriam sido roubados de "Taurus", do Spirit. Em 2016, o advogado Francis Malofiy, que representa a acusação, foi impedido de tocar uma gravação da música do Spirit para o jurí e por isso solicitou o novo julgamento neste ano. O advogado diz que o Led Zeppelin venceu novamente "por uma tecnicalidade e não pelo mérito da causa". Segundo Malofiy, a disputa não terminou e pode seguir até a suprema corte norte-americana.

"Stairway to Heaven" é reconhecida como uma das faixas mais regravadas da história do rock e tem valor estimado em mais de U$ 560 milhões.

Veja abaixo vídeo comparando as duas músicas: