Metal Box, segundo álbum do PIL (Public Image Ltd.), faz 30 anos, e para comemorar John Lydon, líder do grupo, reuniu a banda para uma série de shows no Reino Unido.
pil
Lydon, conhecido por Johnny Rotten no Sex Pistols, formou o PIL em 1978, após a morte de Sid Vicious, baixista dos Pistols, e da dissolução da banda punk. O novo grupo, considerado um dos precursores do pós-punk, guardava semelhanças com a banda anterior de Lydon, mas acrescentava novos elementos: destaque para o baixo, pegada mais dançante e sonoridade um tanto quanto soturna.
Único membro constante do PIL, Lydon recrutou para a miniturnê Lu Edmonds (guitarrista do Damned), Bruce Smith (baterista do Slits) e Scott Firth (baixista que já trabalhou com Elvis Costello, entre outros). Os shows começam no dia 15 de dezembro, na O2 Academy de Birmingham, e terminam no dia 21, na Brixton O2 Academy, de Londres.
O site (www.pilofficial.com) do PIL também foi relançado. Resta esperar que a banda resolva voltar à cena e fazer mais shows.
O último álbum lançado pelos britânicos foi That What Is Not, em 1992.