Criado em 2002, o João Rock é um dos maiores festivais nacionais do Brasil. Marcado sempre pela presença dos principais representantes da música brasileira, o evento chegou à sua vigésima edição neste sábado (3).
Com quase 14 horas de shows e mais de 30 artistas divididos entre quatro palcos e ativações, o João Rock 2023 fez história. Para celebrar esse marco, separamos os 10 melhores momentos da edição. Confira:
1 - Gilsons levam harmonia em show sem nenhuma queixa
Crédito: Pridia
Nem o sol de 30°C sob um céu sem nuvens aqueceu tanto o público quanto o show dos Gilsons. Os herdeiros de Gilberto Gil levaram “Várias Queixas” e outros hits para o palco principal e fizeram a plateia cantar oníssono.
2 - Capital Inicial mostra que os jovens ainda amam o bom e velho Rock’n Roll
Crédito: Pridia
A banda cantou seu hit "Depois da Meia-Noite" sob um céu ensolarado e aos poucos trouxe uma lua gigantesca para pintar o escuro céu do João Rock. Dinho Ouro Preto cantou a plenos pulmões e o público respondeu na mesma medida, mostrando que o rock sobrevive nas novas gerações.
3 - Pitty homenageia Rita Lee no palco principal
Crédito: Pridia
A roqueira Pitty levou sua turnê Admirável Chip Novo para o festival - com pequenos ajustes devido ao tempo limitado. Ela cantou as músicas de seu primeiro disco em ordem e emocionou as dezenas de milhares de pessoas na plateia. Antes de deixar o palco, a baiana homenageou a cantora Rita Lee, que faleceu em maio, com "Ovelha Negra".
4 - BaianaSystem transforma palco principal em pipoqueira
Crédito: Pridia
O grupo baiano comandado por Russo Passapusso é outro frequentador do festival. Como já é rotina nos shows do BaianaSystem, o público pulou mais que pipoca no ritmo do tambor que chega a tremer o paredão.
5 - Zé Ramalho canta Raul Seixas
Crédito: Pridia
Um dos maiores nomes da MPB no Brasil, Zé Ramalho cantou para os apaixonados e os que sentem falta. Além de seus hits "Chão de Giz" e "Frevo Mulher", o veterano cantou "Gita", uma das músicas mais famosas na voz de Raul Seixas.
6 - Badauí se emociona ao final do show
Crédito: Pridia
O vocalista do CPM22 voltou aos palcos do João Rock para celebrar a 20ª edição do evento. A banda é uma participante assídua do festival e sempre que aparece, embala o público com seus hits como "Irreversível" e "Um Minuto para o Fim do Mundo".
7 - Emicida toca teclado durante show
Crédito: Pridia
Durante sua apresentação na 20ª edição do João Rock, o rapper paulistano mostrou que possui inúmeras qualidades e tocou teclado durante a performance de "Pequenas Alegrias da Vida Adulta". Emicida ainda emocionou o público com sua apresentação no estilo do espetáculo AmarElo.
8 - Emicida e Rashid homenageiam Sabotage
Crédito: Pridia
A dupla de rappers da zona norte homenageou o icônico rapper no João Rock 2023. Eles cantaram "Rap é Compromisso", maior hit da carreira de Sabotage.
9 - Gilberto Gil leva forró para dançar agarradinho
Crédito: Pridia
A lenda da MPB foi um dos nomes do especial Lendas, no Palco Brasil. O mestre começou a apresentação ao som de "Tempo Rei", e emendou "A Novidade" e "Vamos Fugir". Em seguida, ele começou uma sequência de forrós com "Esperando na Janela", "Respeita Januário", "O Xote das Meninas" e "Eu Só Quero um Xodó", colando milhares de casais apaixonados para dançar agarradinhos.
10 - L7nnon e Filipe Ret incendeiam fechamento do festival
Crédito: Pridia
E se a tarde começou com a temperatura beirando os 30 °C, a madrugada estava marcando metade disso. Com muito frio e ventos gelados, a solução foi trazer L7 e Filipe Ret para encerrar os trabalhos. Dividindo o palco, a dupla cantou músicas próprias e a parceria "Corte Americano", que levou o público ao delírio.
O festival ainda recebeu shows dos Mutantes, Ana Carolina, Alceu Valença, Ira!, Planet Hemp, Tom Zé, Tasha e Tracie, Don L e Manu Gavassi. Ao longo de 14 horas de festival, mais 70 mil pessoas passaram pelo Parque Permanente de Exposições, em Ribeirão Preto. A edição 2024 já está confirmada!
*O repórter viajou a convite do João Rock