Música

Artigo

Jacidio, who? | Swedish House Mafia está produzindo faixas inéditas

David Guetta vai lançar música com Black Coffee, “Borat” zoa a EDM norte-americana, set de KAYTRANADA e o novo disco de REZZ

17.08.2018, às 15H17.

Como você estão, tudo certo? Hoje a gente vai sem firula e pra abrir as portas da esperança a gente começa com o Swedish House Mafia confirmando que está em estúdio trabalhando em novas músicas. A notícia foi adiantada por Steve Angello em entrevista a uma revista sueca que avisou que o trio voltou a produzir junto já neste verão do hemisfério norte. Então já podemos aguardar coisas novas pra 2019, certo.

Swedish House Mafia

Swedish House Mafia/Divulgação

Outra novidade que pegou todo mundo de surpresa e que promete ser - no mínimo - interessante é a parceria entre Black Coffee e David Guetta. Já falei do bom e velho Coffee várias vezes e, sem dúvida, ele é um dos nomes mais bacanas da e-music atual. Voltando a essa parceria maluca, a faixa deve se chamar “Drive” e chega às plataformas de streaming no próximo dia 24 de agosto. Realmente não sei se essa é uma das parcerias mais inusitadas da e-music recente, mas já era sabido que o sul-africano estava “ajudando” Guetta na produção de seu próximo disco. A esperança maior é que Black Coffee consiga dar uma mexida nos sons de Guetta, será que rola?. E o que vocês esperam disso?

Na esteira das coisas incríveis e bizarras do mundo da música eletrônica, Sasha Baron Cohen, o ator que criou Borat, não perdoou a cena EDM norte-americana em um dos episódios de sua nova série, Who is America?, transmitida nos Estados Unidos pelo canal Showtime. Dentro do contexto de mostrar os “Estados Unidos real” o ator se passa por Ricky Sherman, um ex-detento que busca se ressocializar transformando sua experiência na prisão em arte, neste caso em EDM. Assim ele se apresenta como o DJ/produtor de e-music DJ Solitary que cria suas faixas a partir de elementos que ele gravou enquanto estava na prisão. Sua música une descargas de banheiro, sons exagerados de sexo, som de pessoas sendo esfaqueadas e outras coisas absurdas à nuances eletrônicas. O mais louco, ele consegue fechar uma gig em um clube na Flórida, com pessoas dançando na pista. O episódio ainda não foi liberado no Brasil, mas você pode ter uma ideia do som do DJ Solitary (originalmente criado/produzido pelo DJ Hudson Mohawke) aqui.

Disco da semana: REZZ - Certain Kind of Magic

Enfim, REZZ, a produtora ucraniana (que atualmente vive no Canadá) liberou - há alguns dias - seu segundo disco, Certain Kind of Magic. Mas porquê falar dela novamente? Eu explico. O trabalho desenvolvido por Isabelle Rezazadeh, de apenas 25 anos, é original, corajoso e capaz de unir dissonâncias a sonoridades graves que poucos produtores teriam coragem de apostar. Não à toa ela está sob a tutela da gravadora de deadmau5 (mau5trap). Com isso em vista, REZZ aposta em um soco certeiro de 8 faixas perfeitas para embalar momentos pesados, não tão melódicos, mas que graças a bons toques de inesperado, são capazes de levar o ouvinte a lugares bem distintos, seja em uma pista de dança, seja com os fones em um lugar inesperado. Vale ressaltar a busca por elementos mais leves na faixa que encerra o disco, “Toxin”. Algo interessante de se perceber e que acaba por valorizar o resultado final da obra. Por fim, quando REZZ avisou seus fãs que o novo álbum já estava disponível, ele disse que Certain Kind of Magic foi feito para que você se sinta "em um parque de diversões no inferno". Eu acho que ela conseguiu isso. No bom sentido. Então vá preparado porque não tem moleza nesse disco.

Set da semana: KAYTRANADA - DJ set Mixmag Live

Hoje vamos fugir um pouco do óbvio e vamos curtir um cara chamado KAYTRANADA. Antes de abrir as portas preciso escrever duas coisas: 1º O set dessa semana tem quatro anos. 2º Ele foge bastante da definição de música eletrônica que grande parte das pessoas gosta de utilizar.

Dito isso, Kaytranada é dono de algumas faixas incríveis como “Lite Spots” (na qual usa um sample de Gal Costa), “At Al” (com uma pegada muito parecida com Disclosure) e outra infinidade de trabalhos realmente refinados. Tem um ouvido afinadíssimo para misturas embasbacantes entre elementos eletrônicos, todo o swing do hip hop e as sonoridades negras e isso fica claro em seu set. Mas se ainda assim você perguntar: O que isso tem a ver com música eletrônica?

Bem, música eletrônica é uma das vertentes musicais que melhor possibilita a quebra de barreiras de estilos e sons e claro, o que seria da música eletrônica sem a figura do DJ, não é mesmo? E neste set de 2014 dá pra ter uma ideia do caminho que o menino de 21 anos iria traçar. Dá o play e vem preparado pra quebrar expectativas.

Lançamentos e descobertas da semana

Elderbrook - “Capricorn”

“Capricorn” entra pra nossa lista de hoje graças a sua sonoridade leve, de nuance equilibrada, com aquele vocal pop bacana e que - de alguma forma - lembra os dias de sol do verão. Elderbrook parece ter entendido essa mistura muito bem. Outro detalhe interessante da faixa é a letra que, de acordo com o release enviado à imprensa, “beira ainda uma imagem satírica sobre astrologia”. Pra ouvir é só clicar aqui.

Andrew Bayer - “End of All Things”

Música eletrônica, pra mim, sempre teve a ver com sentimento e Andrew Bayer com o single “End of All Things” mostra isso com a transparências das águas calmas de uma praia dos sonhos. A faixa integra seu terceiro álbum, In My Last Life (previsto para o próximo dia 24) e é uma ode ao sentir. Sério, depois de ouvir essa faixa, vale muito ir atrás da discografia do norte-americano. Para ouvir é só clicar aqui.

Tale Of Us - “Nova”

O duo italiano Tale Of Us é uma daquelas peças raras que se encontram em segmentos distintos da música. Há algum tempo a dupla anunciou a terceira edição da compilação Realm Of Consciousness, uma das mais aguardadas surpreendentes da e-music e para embalar a novidade - lançada no dia 29 de junho - a dupla liberou a sensorial “Nova”. Música para ouvir com calma e pegar todos os detalhes. Pra ouvir é só clicar aqui.

Vamos dançar onde?

Final de semana pra quem tá em busca de dançar, mas sem deixar escapar as boas chances, então pega essa listinha básica.

A gente abre os trabalhos na sexta (17) com a Bi:POLAROIDE #4. A festa tem no line-up os DJs Anthea, Cesare vs Disorder, Click Box e Geórgia. Os ingressos já estão à venda e o som deve começar às 22h. Todos os detalhes que você precisa saber estão aqui.

No sábado (18) - o dia que todas as festas querem - rolam dois eventos grandes. Ainda enquanto o sol brilha começa a Destino Sunset. O line-up é daqueles matadores com Adana Twins, Dennis Cruz, Kolombo, Nora En Pure e os brazucas Patrick Topping, Ab&Hamy, Du Serena, Edu Poppo, Eric Olliver, Fran Bortolossi, Rapha Fernandes e Tjor. O negócio é o seguinte: A festa está programada para começar às 14h e ir até às 5h do domingo. Então, se prepare. As informações da sua vida estão aqui.

Já à noite, marcada para começar às 22h, rola a Downtown no Subsolo com nomes como SLVTR, VINCEE, Ceah, Brune e mais. A festa acontece no centro em um lugar que as pessoas já conhecem, mas está fora do circuito. Bem, os ingressos já estão à venda e você pode saber um pouco mais desse rolê bem aqui.

E para os incansáveis de plantão, no domingo (19) rola a L_VE #5 na rua. Festa totalmente grátis com um line-up digno de festival. Com live set de IAO (DOC records / L_ve), Rod (CALDO), Ramenzoni (L_ve / Caixa Esquerda) e L_cio (DOC Records / L_ve), essa é uma daquelas chances bem raras de pegar uma galera muito boa sem ter que pagar um real. Como de costume, o local será divulgado no sábado. Tudo que cê precisa saber tá bem aqui.

E por hoje é só. Aproveito aqui pra deixar fazer uma homenagem singela para uma das vozes mais importantes da música, Aretha Franklin. Uma das grandes de todos os tempos que deixa com a gente um pouco da sua arte - que vai durar pra sempre -. Fica aqui uma produção que colocou sua obra para conversar com gerações distintas. Pra ouvir é só clicar.

Na semana que vem a coluna chega mais cedo, na quinta! Nos vemos por aí.