Música

Artigo

Jacidio, who? | Enquanto Iggy Pop vai à eletrônica, Skrillex vem ao funk para parceria com MC Lan

Veja também os lançamentos de Kolsch, Eric Prydz (Cirez D), Chancha via Circuito, e um b2b de Larent Garnier e Seth Troxler

29.06.2018, às 14H10.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 14H45

Hallo!! Mais uma sexta-feira incrível por aqui. Bons lançamentos, São Paulo com festas excelentes para todos os gostos e bolsos e aquelas dicas que você só encontra por aqui. Prepara o seu café, separe uns bons minutos e chega mais e que tem muita coisa boa hoje.

Facebook/reprodução

Iggy Pop se une ao Underworld é a voz do EP eletrônico Teatime Dub Sessions

Já tem um bom tempo que uma galera está olhando e se abrindo para as possibilidades da música eletrônica. Agora, quem surge como parte de um novo projeto dentro da e-music é Iggy Pop, nome muito conhecido do rock, e que junto ao Underworld gravou o EP Teatime Dub Sessions.

O projeto com 4 faixas, de acordo com nota da Resident Advisor, surgiu em 2016, quando Rick Smith convidou Iggy para criarem juntos uma música para a trilha sonora de T2 Trainspotting. No entanto a colob não entrou para a trilha sonora do filme, mas gerou 4 faixas que compõem o EP. O projeto chega na íntegra às plataformas, em CD e em edição limitada de vinil no dia 27 de julho, mas você já pode ouvir as faixas “Bells & Circles” e “I´ll See Big” logo abaixo.

Skrillex dá mais um passo em direção ao funk e deve lançar parceria com MC Lan

Se você acompanha as movimentações do Skrillex não é nenhuma surpresa que recentemente um dos principais nomes do funk brazuca, MC Lan, tenha anunciado uma parceria com o produtor e DJ norte-americano. Lan postou um print do momento em que conversava com Skrillex em seu Instagram e escreveu: “Aí você acorda com o maior DJ do mundo e produtor de algumas músicas do último álbum do Justin Bieber te ligando pelo FaceTime. Aguardem: Lan e Skrillex — hit mundial, ladrão”. (Clique aqui para ver a postagem). Agora é aguardar para ouvir o que a dupla vai entregar em breve.

Com 10 anos, DJ Switch ganha o prêmio de “Descoberta do ano” e Gana

Sim, meus amigos, as pessoas estão começando a perseguir seus caminhos pela música cada vez mais cedo e com a ganesa Erica Armah Tandoh, ou DJ Switch, não foi diferente. A criança de 10 anos ganhou recentemente o prêmio de DJ Descoberta do Ano, no Ghana DJ Awards, premiação anual do país africano.

A BBC foi lá para conversar com ela e afirma que menina mixa desde os 7 anos de idade e conta com o auxílio de DJ Black, um dos nomes mais conhecidos como parte da cena eletrônica ganesa. Switch, em entrevista à BBC comenta que quer ser médica, especializada em ginecologia, para ajudar as mulheres. Abaixo dá pra ver um pouquinho mais do trabalho da menina. É impossível não ficar de boca aberta, sério.

Disco da semana: Chancha Via Circuito - Bienaventuranza

Bem, talvez você nunca tenha ouvido falar sobre o argentino Pedro Canale, o nome por trás do projeto Chancha Via Circuito, mas - eu realmente acredito - que você deveria. Surgido em 2005 e responsável pela mistura de uma infinidade de sons orgânicos, downtempo, com elementos Cumbia e sonoridades tradicionais da América Latina, Chancha liberou recentemente o álbum Bienaventuranza, uma daquelas obras que crescem muito a cada nova audição. Composta por 12 faixas e com pouco mais de 40 minutos, o projeto te leva para um passeio por toda a calma que a música eletrônica é capaz de entregar.

No caso do Chancha Via Circuito fica a atenção pela forma como a sonoridade latina é inserida de maneira tão natural em cada uma das faixas. Os vocais, as cordas, e o trabalho das atmosferas que vai acontecendo sempre de forma suave até que os sentidos sejam conduzidos a algo muito próximo a um transe. É beleza para se ouvir no fone de ouvido, para deixa acontecer como parte do conhecimento e estímulo musical.

Uma dica interessante sobre o projeto: Mesmo que você esteja em uma pegada mais acelerada, vale a pena tirar um tempo para tentar compreender como a música eletrônica pode ir bem mais além do que a gente está acostumado a ouvir, seja na criação sonora, seja no uso de elementos que - em um primeiro momento - parecem não dialogar com a “modernidade” e a desconstrução pretendida pelas possibilidades eletrônicas. Os destaques ficam por conta de faixas como “Ilaló”, “Barú” e “Nino Hermoso”. Dê o play de mente aberta. :)

Lançamentos e descobertas da semana

Tem umas semanas que eu vou te falar, viu… Tem muita coisa boa ao mesmo tempo.

Cirez D, um dos aliases de Eric Prydz, libera o EP Dare U

Um dos nomes mais inventivos da música eletrônica com um de seus aliases (apelido artístico?) mais interessantes lançando coisa nova é a mistura certa pra quem gosta de dançar, certo? Então, assim é o novo EP de Cirez D, Dare U. Composto pelas faixas “Dare U”, “The Glitch” e “Black Hole”, o sueco mostra sua  faceta mais pesada da melhor forma possível e teletransporta a mente para uma pista de dança no automático. É clicar e ser feliz. 

Justice - “D.A.N.C.E. x Fire x Safe and Sound”

Já tem um tempinho desde que o Justice anunciou o lançamento do disco ao vivo Woman Worldwide para o final de agosto (pré-venda aqui). Esta semana o duo francês liberou uma mostra do que deve compor o próximo lançamento com um remix de três faixas já conhecidas, mas com camadas ainda mais instigantes. E não dá pra negar que ficou ainda melhor. Pra ouvir é só dar o play.

Notaker x BlackGummy – “Corrupted”

A mau5trap liberou esta semana mais uma daquelas pedradas cheias de som, com graves pra fazer o cérebro chacoalhar.  O label, como forma de preparar o caminho para um de seus novos nomes - o produtor Notaker - liberou a colab entre ele e BlackGummy e eu fiquei - como sempre - impressionado com a qualidade e a pegada da faixa. É só dar o play e preparar os graves do seu sistema de som.

Kölsch e Tiga - “HAL”

Se tem um nome na cena eletrônica que me arrebatou desde a primeira audição, esse nome é Kölsch. Sempre focado em construir faixas cheias de melodia, mas que não caem na mesmice dos gêneros sonoros, o dinamarquês é um daqueles artistas incríveis. Nesta semana se uniu a Tiga para divulgar a bela “HAL”, só pra dar um gostinho de como a vida é bela quando a música é boa. Pra ouvir é só dar o play.

Andrew Bayer - ‘’Immortal Lover’’

Bayer, um dos principais nomes sob o guarda-chuva da Anjunabeats, entregou esta semana um pouquinho do que deve estar presente em seu próximo disco, In My Last Life, que chega no dia 24 de agosto. Com “Immortal Lover” o DJ/produtor norte-americano cria um momento repleto de elementos sonoros para que possamos desfrutar minuto a minuto de sua ideia musical. Daquelas criações para ficar no repeat.

Set da semana: Laurent Garnier b2b Seth Troxler at Nuits Sonores 2018

Eu sempre me pergunto como se portar em um evento que reúne dois dos nomes mais bacanas da música eletrônica para um back to back de apenas 1h10? Confesso que não sei, mas a Resident Advisor registrou o encontro de Laurent Garnier - um dos DJs mais interessantes do planeta, na cena há mais de 30 anos e que carrega o selo de inovação sonora por todo o lado que passa - e o norte-americano Seth Troxler - irreverente, pesquisador e que também domina muito a técnica de manter as pistas fervilhando - e liberou pra gente ouvir infinitamente. Poder ouvir como esses dois nomes intercalam suas escolhas musicais e mantém o interesse em cada nova faixa, virada e efeito é algo primoroso para os ouvidos e para os pés. Então, dá o play e vai ser feliz. (Eu já falei um pouquinho sobre a história do Seth Troxler por aqui, é só chegar).

Vamos dançar onde?

Existem uns finais de semana que tudo acontece ao mesmo tempo. Não dá pra fugir da responsa de tanta gente foda por SP ao mesmo tempo e ai, como eu sempre escrevo por aqui, o negócio é escolher com o coração e com os pés. Afinal, se não for pra dançar, é melhor nem sair de casa.

O negócio ferve na sexta-feira (29) com a Downtown rolando no Tokyo. O lugar é bacana, cheio de coisas pra fazer e claro, o line-up com medalhões da festa deve colocar todo mundo pra dançar daquele jeito moleque e maroto, já que o rolê é focado em Downtempo, Future Beats, French House, Neo-Soul e mais. Só vai rolar ingresso na porta a R$50, então chega cedo.  Tudo que você precisa saber está bem aqui.

No sábado (30) a coisa fica bem pesada. Vocês vão entender o que eu tô dizendo. De entrada, a sempre muito boa Gop Tun volta a Fabriketa com line-up digno de festival com os goppers (Gui Scott, TYV, Caio T e Nascii) mais os convidados especiais DMX Krew (live), Mood II Swing e Vermelho. Então, isso é escalação pra dançar o dia e a noite inteira sem choro. A festa está marcada para começar às 17h e terminar só às 5h do domingo. Tudo que você precisa saber está bem aqui.

Também no sábado rola a Cocoon São Paulo com um line-up estelar. Daquelas festas incríveis pra dançar (mesmo no frio) até escorrer bicas de suor. Escalados pra deixar todo mundo pulando estão Nastia, André Galluzzi, L_cio (live), HNQO e RHR. A festa começa às 22h e vai até às 10h do domingo. Os ingressos e informações você encontra aqui.

Pra fechar esse sábado maroto, a D-EDGE recebe Roman Poncet, Alec Araújo, Gui Milani b2b Pk Live e Cid Inc, um dos principais nomes do Progressive House mundial. Daquelas noites incríveis pra dançar até perder o rumo. Ingressos e informações aqui.

Se sobrar forças, domingo (1) a galera da SILVER/tape vai pra rua - totalmente de graça - com um line-up pesado. Nomes como Carol Mattos, Kika Lopes, Gezender b2b Amanda Mussi, Mari Herzer b2b ZANI, Gabriel Ribeiro, brookyn, Podeserdesligado, Thorbem, Rizzi, Irmãos Fornazier, 4Nazier b2b Allaoy e Locassio b2b Valentina Luz devem comandar as 10 horas de som que começa às 10h da manhã no centro de São Paulo. Como de costume, o local será anunciado no dia. Tudo que você precisa saber está bem aqui.

Então, vai ser pesado e vai ser sensacional. Prepare as pernas, os protetores auriculares, escolha a festa que toca o seu coração e vai. Te vejo na pista, certo? Até a semana que vem.