Segundo Jesus Sangalo, irmão e empresário de Ivete Sangalo, a cantora não fará parte da edição carioca do festival Live Earth, que tem como um de seus organizadores o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore.
O evento acontecerá durante 24 horas em oito cidades do mundo (Rio de Janeiro, Nova York, Londres, Johannesburgo, Xangai, Tóquio, Sydney e Hamburgo) e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a crise climática mundial.
Sangalo, o irmão, contou ao jornal O Dia que Ivete não concorda com a filosofia do evento, já que "Al Gore silenciou quando Bush se recusou a assinar o Protocolo de Kyoto". "Ivete tem profunda consciência ecológica e sempre estará pronta para participar de eventos organizados por brasileiros", completou.
O protocolo é um tratado internacional assinado por vários países com o compromisso de reduzir a emissão de gases que provocam o efeito estufa, uma das principais causas do aquecimento global. Assinando o protocolo, os países desenvolvidos têm obrigação de reduzir a emissão de gases em, no mínimo, 5,2% até 2012, em relação ao nível medido em 1990. Os Estados Unidos não concordam com o protocolo, porque, segundo o presidente do país, George W. Bush, isso significaria uma perda muito grande para a economia estadunidense.
No dia 7 de julho, data em que o Live Earth acontecerá, Ivete Sangalo fará um show em Itapecerica, São Paulo. A cantora era uma das artistas que estava "em negociação" com os organizadores do Live Earth, segundo notícia divulgada recentemente.
Os nomes confirmados até agora são Pharrell Williams, Lenny Kravitz, Macy Gray, Xuxa, O Rappa, Marcelo D2, Jorge Ben Jor, Jota Quest, Vanessa Da Matta e MV Bill.
Os shows em território nacional - único país com entrada gratuita - serão realizados a partir das 16h em frente ao hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.