À frente do Blur, Damon Albarn capitaneou a banda que talvez tenha feito a melhor crítica de seu tempo, tanto social em suas ácidas letras quanto musical, recusando-se a respeitar um estilo e sempre nadando para todos os lados.
No entanto, isso foi até 1999, quando saiu 13, o último álbum de estúdio do Blur, que, desde então, lançou apenas uma coletânea e o single Music is my radar.
Dali para diante, Albarn comprometeu-se, junto do quadrinhista Jamie Hewlett e do produtor Dan The Automator Nakamura, com um daqueles projetos que nascem de noitadas de cerveja em um botequim, parecem geniais (e, no geral, são), mas quase nunca vêem a luz do dia. Estou falando de Gorillaz, banda virtual composta de personagens de desenho animado.
Além de toda esta confusão, que saiu maior que o planejado (ou não, diria Caetano Veloso), o vocalista juntou-se a alguns músicos do Mali e lançou um disco de world music - de qualidade e não aquelas coisas de pseudo-bom-gosto que rolam por aí.
Nesse meio tempo, todo mundo se perguntava do Blur, temendo pelo que poderia ser o fim da banda, a julgar por notícias de atritos entre Albarn e os outros membros, que não gostaram muito da idéia dos símios musicais. No entanto, desde o início do ano, começaram a pulular aqui e ali notícias sobre um suposto novo álbum dos ingleses. Notícias vindas do próprio Albarn davam pistas acerca da bolacha, que já teria várias faixas prontas produzidas por Norman Cook (o funk soul brother Fatboy Slim).
Desmentidos aqui e ali esfriaram a coisa, que voltou a esquentar, semana passada, com novas declarações do vocalista de que o álbum ainda sem nome seria lançado em janeiro, com produção de Neptunes (notórios produtores de hip hop) e do próprio Cook. Seria uma grande virada na carreira do grupo (isso em se falando de uma banda que já costuma deixar todo mundo tonto).
Desmentidos de várias frentes já surgiram. Após uma discussão com Albarn, Cook diz não não saber se o Blur precisa de seus serviços. Nem a gravadora garante ter data prevista para lançamento.
Enquanto isso Albarn garante que a série de shows em fase de encerramento na Europa deve ser a última dos Gorillaz, que podem até estrelar um filme nos próximos meses. Produtores de techno e hip hop já indicam que o que chega por aí não deve ser mais do mesmo e, vindo de quem vem, só pode ser boa coisa.
Vejamos, pois.
Leia mais:
24/08/2001 Na
montanha dos Gorillaz
07/03/2002 Shows
do Gorillaz causam polêmica
25/02/2002 Gorillaz
cheios de novidades
08/10/2001 Converse
com o Gorillaz