Gilberto Gil, aquele mesmo que regravou pastiches de Bob Marley no seu último CD, foi convidado por Lula para o cargo de Ministro da Cultura durante o fim de semana.
Apesar de ter declarado ontem, segunda-feira, que não conseguiria sobreviver só com o salário de ministro - que beira os R$ 8.000 brutos - Gil veio a público hoje, dizendo que quer assumir a pasta.
A resolução saiu depois de uma reunião com a Executiva do Partido Verde, ao qual Gil é afiliado. Segundo seus planos, o cantor não quer largar sua agenda de shows, mas está esperando os analistas jurídicos confirmarem a possibilidade.
Posso trabalhar de segunda a sexta no Ministério e fazer shows no sábado e domingo, disse ele em entrevista coletiva.
Disse também que recebeu apoio dos seus colegas Caetano Veloso e Chico Buarque, e que já procurou o ator Sérgio Mamberti para ajudá-lo.
Sobre seus planos de trabalho no novo posto, Gil diz que ainda é cedo para comentários. Quer antes avaliar o programa do PT e conversar com outras pessoas.
Na entrevista coletiva, ele chegou a brincar, dizendo que espera que o Tropicalismo esteja chegando ao Ministério da Cultura.