Florian Schneider, co-fundador do grupo eletrônico alemão Kraftwerk, morreu aos 73 anos de idade. Segundo um representante do grupo [via Variety], o músico faleceu alguns dias após seu aniversário em 7 de abril, em razão de uma doença relacionada à câncer.
Nascido na cidade de Düsseldorf, na Alemanha, Schneider ficou mundialmente reconhecido quando, em 1970, ajudou a fundar o Kraftwerk ao lado de Ralf Hutter. Com som bastante experimental e repleto de sintetizadores, o grupo alemão foi pioneiro da música eletrônica e do synthpop. Dentre seus vários admiradores, tanto do som quanto da estética robótica da banda, estão Daft Punk, Depeche Mode e David Bowie, que não só tocava músicas do Kraftwerk antes de seus shows como também chegou a escrever um tributo para o músico, chamado “V-2 Schneider”.
O músico integrou a banda por quatro décadas, até deixá-la em 2008. Alguns anos depois, em 2014, Schneider e Hutter receberam o Grammy Lifetime Award em 2014. Ainda em 2020, a dupla havia anunciado uma turnê pelos Estados Unidos para celebrar os 50 anos do Kraftwerk.