Da mesma forma que novos gibis tradicionalmente chegam às lojas nas quartas-feiras nos Estados Unidos, novos álbuns, especialmente os de grandes bandas, costumam ser lançados às terças-feiras. Contrariando essa estratégia, a Warner Bros. resolveu lançar Death Magnetic, primeiro álbum do Metallica desde o execrável St. Anger, na sexta-feira, dia 12, para atender uma estratégia mundial, já que o mesmo chegaria nos outros mercados nessa data.
death magnetic
E o resultado não poderia ser melhor.
Com apenas 3 dias de vendas - de sexta a domingo - Death Magnetic chegou à marca de 490 mil cópias vendidas por lá. Isso fez com que o álbum já entrasse direto na primeira posição da Billboard, a lista que ranqueia os álbuns mais vendidos na terra do Tio Sam. Aqui no Brasil a coisa também não é muito diferente, já que o álbum lidera a lista dos mais vendidos no Submarino, à frente de artistas e bandas como Madonna, Amy Winehouse e Jonas Brothers.
O número só não é melhor que o conquistado por Load. O disco de 1996 do Metallica vendeu 680 mil cópias, mas no período de uma semana. Death Magnetic é o sétimo do Metallica a atingir a marca de mais de 300 mil cópias na primeira semana de vendas.
Mas nem tudo é festa. Fãs estão reclamando da má qualidade do áudio do disco - que, segundo uma petição online que pede a remasterização do álbum, ficou muito melhor na sua versão para Guitar Hero do que no CD propriamente dito.