Música

Notícia

Da frigideira: Legião Urbana - Como é que se diz eu te amo

Da frigideira: Legião Urbana - Como é que se diz eu te amo

03.07.2001, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H12
Um merecido registro ao vivo da banda mais querida do Brasil

Nos dias de hoje, é comum ouvir comentários dos jovens dizendo que Legião Urbana era uma merda, que eles não tocavam nada, que bom mesmo é Raimundos e Charlie Brown Jr e que Renato Russo era uma bicha brega. Algumas dessas afirmações até são verdadeiras como o domínio limitado dos músicos em seus devidos instrumentos e do gosto sexual e cultural do vocalista. No entanto, nada disso desmerece o fato de que, indiscutivelmente, Legião Urbana foi a banda brasileira mais idolatrada até o momento, em um nível que nenhum Jota Quest ou Rappa sonharia alcançar.

Por isso a morte de Renato Russo é tão sentida até hoje e este CD ao vivo é tão especial para os fãs órfãos. Como é que se diz eu te amo traz, na íntegra, o último show da banda, ocorrido nos dias 8 e 9 de outubro de 1994 no Metropolitan (RJ), durante a turnê de O Descobrimento do Brasil. Em seguida, a banda gravaria A tempestade, mas o vocalista/letrista sucumbiria a AIDS antes de sair em turnê e cantar ao vivo as músicas deste trabalho.

Como é que se diz eu te amo é mais uma parte cumprida da promessa de Dado Villa-Lobos em depositar as últimas pedras no túmulo da banda. Seus planos consistem no álbum Uma outra estação, com músicas que ficaram de fora de A tempestade, a coletânea Mais do mesmo, este disco ao vivo e o ainda não realizado tributo ao Legião com várias bandas “das antigas” e atuais cantando suas músicas. Esperemos para ver como este projeto vai sair.

Os fãs não vão se arrepender ao comprar Como é que se diz eu te amo, pois toda a empolgação do show está lá: o público vibrando a cada música e cantando todas as letras junto, o instrumental tosco de Dado, Marcelo & Cia. e todas as “viagens” de Renato Russo que conversa com a platéia como se estivesse cantando para amigos reunidos em sua sala, com direito a esquecer letras e pedir ajuda ao público para se lembrar.

No meio desse clima de festa, a saudade aperta a cada canção – músicas que fazem sucesso até hoje como “Será”, “Eu sei”, “Ainda é cedo”, “Faroeste caboclo”, “Monte Castelo”, “Tempo perdido” e “Vento no litoral” entre muitas outras. Um especial aperto no coração é sentido quando “1964 (Duas tribos)” e “Quando o sol bater na janela do teu quarto”, músicas do disco As quatro estações, são tocadas.

Encontram-se algumas surpresas neste registro como a música “Geração Coca-Cola” tocada apenas em voz-e-violão com uma levada mais dedilhada, executada na forma original como foi composta, gravada em fita K7 e entregue à gravadora pelos Paralamas do Sucesso, que também estavam prestes a estourar no início dos anos 80.

Outras faixas como “Meninos e meninas” e “Teatro dos vampiros” também foram tocadas no estilo voz-e-violão, acentuando o clima intimista do espetáculo. As músicas do disco recém-lançado na época funcionaram muito bem ao vivo, em especial “Descobrimento do Brasil”, que ganhou andamento mais acelerado nos palcos.

O cenário do rock nacional de hoje talvez não tenha mais espaço para a atitude despojada, despreocupada e, por que não dizer, inocente de Renato, Dado e Marcelo, mas uma coisa é certa: ainda ai levar muito tempo pra uma banda ser tão amada em sua época como foi a Legião Urbana nos anos 80. Daí o mérito de um antológico registro como este...

Nota Omelete
5 ovos!!!

Legião Urbana – Como é que se diz eu te amo
Lançamento: EMI
Produção: Rafael Borges, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá
Destaques: Faroeste Caboclo, Metal contra as Nuvens, La Nuova Giuventú
Site oficial da Legião Urbana: www.legiao.com.br
Média de preço: R$45.00