Música

Crítica

Cage The Elephant em São Paulo | Crítica

Uma das atrações do Lollapalooza 2014, banda empolga fãs com show curto no Cine Joia

05.04.2014, às 11H21.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H41

À meia noite em ponto, hora prevista para o início do show, os norte-americanos do Cage The Elephant dão as caras no palco do Cine Joia. A casa quase lotada ovacionou a entrada de Matt Shultz, vocalista que na primeira música mostra seu papel de liderança. A vibrante "Spiderhead", do último CD do grupo (Melophobia, de 2013), é escolhida para abrir o show, e Matt não poupa esforços para agitar o público. A apresentação faz parte das Lolla Parties, shows paralelos ao festival Lollapalooza Brasil, a ser realizado nos dias 5 e 6 no Autodrómo de Interlagos.

lollapalooza

cage

O clima agitado e ao mesmo tempo intimista é reforçado com as performances das consagradas "In One Year", "Aberdeen" e "Back Against The Wall", de álbuns anteriores a Melophobia. A cada riff dos guitarristas Brad Shultz e Nick Bockrath, a plateia pula mais alto. Antes da quarta música, a galera pedia para Matt Schultz se jogar na plateia, hábito que o vocalista faz questão de repetir a cada apresentação. "Calma, tem uma música certa para isso", responde, também ansioso. O show esquenta com os recentes hits "Take It Or Leave It" e "Halo", também de Melophobiia, o que causou o primeiro grande clímax do show.

Depois de emendar mais uma do último álbum – "Cigarette Daydream" –, Matt leva os fãs à loucura ao ameaçar se jogar na plateia. Mas em vez de se render aos incessantes pedidos, canta "Ain’t No Rest For The Wicked" debruçado sobre a pista. O calor dentro do Cine Joia – aliado à ginástica de Matt Schultz a cada interpretação – obriga o vocalista a arrancar fora sua camisa. Mais à vontade, ele solta a voz em "It’s Just Forever" e em seguida amarra no pescoço uma bandeira do Brasil entregue por um dos fãs espremidos na grade.

Aos primeiros acordes de "Teeth", o público sabia o que lhe espera. No primeiro refrão, Schultz finalmente mergulha na plateia, que vai ao delírio. O clímax se completa quando o vocalista anuncia: "Vou precisar disso [a bandeira] de novo para cantar a próxima música, que foi feita dois anos atrás aqui no Brasil".  É com "Come a Little Closer", inspirada em uma favela paulistana, que o Cage The Elephant se despede de São Paulo.

A banda mostrou conseguir fazer ao vivo versões praticamente idênticas às gravações originais (tirando o fato de o microfone abafado do Cine Joia atrapalhar o reconhecimento da letra de algumas delas). O que pegou o público de surpresa foi a curta duração do show, que não passou dos 50 minutos. Depois da insistência da plateia, os norte-americanos retornam ao palco para fechar o show de forma triunfal. "Shake Me Down", aguardada desde o início da apresentação, é recebida com um coro afinado e palmas sincronizadas, desta vez sem que Matt tivesse que pedir.

"Vejo vocês no Lollapalooza", despede-se o vocalista antes de emendar a derradeira "Sabertooth Tiger". A banda então aproveita para liberar de vez toda a energia que ainda lhe restava. Brad Shultz arremessa sua guitarra no chão e Matt mais uma vez se joga no público. Sobre as frenéticas mãos dos fãs, o líder do Cage The Elephant fica em pé, surfa, se exibe e, confiante de ter cumprido seu papel, sai de cena.

O Omelete estará no Lollapalooza Brasil 2014 e trará todas as impressões diretamente do Autodromo de Interlagos nos próximos dias. Fique atento!

Nota do Crítico
Bom