Música

Lista

Tupac Shakur - Conheça curiosidades do rapper

Conheça sete curiosidades sobre Tupac Shakur, um dos rappers mais importantes de todos os tempos

13.09.2016, às 16H33.
Atualizada em 04.05.2017, ÀS 10H45

Tupac Shakur é considerado um dos maiores e mais influentes rappers de todos os tempos. Extremamente influenciado por Shakeaspeare, poesia e nascido em um ambiente extremamente politizado, seus pais foram integrantes dos Panteras Negras, Shakur ficou conhecido por letras que misturavam todo seu conhecimento poético e rítmico, a uma raiva interna que gerou alguns dos clássicos do rapper.

Cinzas fumadas

O corpo de Shakur foi cremado um dia depois de sua morte. Parte de suas cinzas foi misturada à maconha e usada por membros do grupo Outlawz.

O rapper mais influente de todos os tempos

A  Black Entertainment Television, por meio de sua premiação nomeou 2Pac como o "O Rapper Mais Influente de Todos os Tempos". Nessa premiação eles ainda destacaram que sua "confusa mistura de mulher, homem, vândalo, revolucionário, poeta e revolucionário alterou para sempre nossa percepção de como um rapper deveria parecer, soar e agir".

Shakespeare e as ruas

O amor de Shakur pelo teatro e por Shakespeare também influenciou seu trabalho. Ele estudou teatro na Escola de Artes de Baltimore, onde compreendeu a filosofia shakespeariana das batalhas entre gangues e dos conflitos interculturais.

Preso e quebrando recorde de vendas

Shakur foi preso por abuso sexual em fevereiro de 1995. Pouco depois disso, lançou o multi-platinado Me Against the World e se tornou o primeiro artista a emplacar um álbum em primeiro lugar no Billboard 200 enquanto cumpria pena.

"Same Song" a porta para o sucesso

Mesmo começando a gravar em 1987, sua vida como um rapper profissional só decolou na década de 90 quando lançou a música “Same Song”. A faixa integrou a trilha sonora do filme, Nada Além de Problemas, de 1991.

Me Against The World, a obra-prima

Seu terceiro álbum, Me Against The World, foi muito bem recebido e muitos ainda o consideram o grande trabalho de sua carreira. O projeto é considerado um dos maiores e mais influentes álbuns de hip hop de todos os tempos.

Apelido inspirado em filósofo italiano

Shakur, depois do sucesso, passou a usar o apelido Makaveli, em homenagem ao filósofo e estrategista Renascentista Niccolò Machiavelli, o qual seus escritos inspiraram Shakur durante o tempo em que ficou preso. No entanto, uma das ideias mais marcantes de Niccolò era a de que um líder poderia eliminar seus inimigos de todas as formas necessárias. Posteriormente, Shakur chegou a abrir uma gravadora com o nome Makaveli Records, que pretendia ser um selo para artistas que o rapper teria interesse em desenvolver ou contratar. Seus projetos futuros também deveriam ser lançados por esse selo.

Nascido em 1971, com o nome de batismo de Lesane Parish Crooks, Shakur lançou quatro discos antes de morrer. Todos alcançando grande reconhecimento de público e crítica. Em seu último período como destaque no cenário musical norte-americano, se aproximou de rappers contemporâneos como P. Daddy (Puff Daddy) e Notorius B.I.G.

Tupac foi morto em 13 de setembro de 1996, enquanto dirigia em Las Vegas. Sua morte, até hoje, é cercada de teorias sobre vinganças, brigas de gang e até mesmo sobre a possibilidade dele ter permanecido vivo. Conheça algumas curiosidades de um dos cantores que mudou o rap e o hip-hop norte-americano.

Ouça abaixo o seu trabalho mais representativo, Me Against the World.