Música

Lista

AC/DC - Conheça os principais álbuns da carreira da banda

Com a saída de Cliff Williams e a incerteza sobre o futuro do grupo, conheça alguns dos principais discos dos australianos

21.09.2016, às 14H58.
Atualizada em 04.05.2017, ÀS 10H41

O AC/DC tem seu início em 1973, na Austrália, quando os irmãos Malcolm e Angus Young se reúnem e criam a banda com o nome inspirado em um detalhe da máquina de costura usada por Margaret Young, irmã da dupla.

High Voltage - 1975

High Voltage é o primeiro álbum do grupo e foi lançado somente no mercado australiano, ganhando uma reedição para o mundo, um ano mais tarde, com algumas músicas de T.N.T., o segundo álbum do AC/DC. High Voltage, quando lançado no mercado norte-americano alcançou o expressivo número de três milhões de cópias vendidas. Os destaques da 1ª edição de High Voltage ficam por conta de "Baby, Please Don't Go", "She's Got Balls" e na versão internacional "The Jack", "It's a Long Way to the Top (If You Wanna Rock 'n' Roll)" e "T.N.T.". Ouça High Voltage.

Dirty Deeds Done Dirt Cheap - 1976/1981

Esse é o disco que iniciou o processo de internacionalização do AC/DC. Após o grupo assinar o contrato com a Atlantic Records, eles tiveram o projeto rechaçado pela gravadora por causa do conteúdo das letras. Essa política gerou o álbum posterior, Let There Be Rock. Dirty Deeds Done Dirt Cheap, após ser lançado nos Estados Unidos, seis anos mais tarde, vendeu seis milhões de cópias e se tornou o terceio álbum mais vendido do AC/DC em território norte-americano. Os destaques são "Dirty Deeds Done Dirt Cheap", "Love at First Feel" e "Jailbreak". Ouça Dirty Deeds Done Dirt Cheap.

Back in Black - 1980

Back in Black é o sétimo disco da carreira do AC/DC. A banda já havia passado por diversas trocas de integrantes e BiB é o primeiro álbum com Brian Johnson substituindo Bon Scott nos vocais. É o disco de rock mais vendido de todos os tempos, alcançando mais de 51 milhões de cópias e "perdendo" na listagem geral somente para Thriller de Michael Jackson. Os principais destaques ficam por conta de "Rock and Roll Ain't Noise Pollution", "Hells Bells" e "Back in Black", um dos maiores clássicos dos australianos. Ouça Back in Black.

Let There Be Rock - 1977

Em Let There Be Rock quem se despediu da banda foi o baixista Mark Evans. O disco é reconhecido por muitos fãs como o verdadeiro primeiro álbum do AC/DC. Com processo de criação diferente (já que o grupo havia gravado, no ano anterior, Dirty Deeds Done Dirt Cheap, disco recusado pela gravadora norte-americana que pediu que o grupo retornasse para o estúdio e produzisse um novo registro) o projeto foi gravado em apenas duas semanas. Os destaques do álbum ficam por conta das faixas "Dog Eat Dog", "Let There Be Rock" e "Whole Lotta Rosie". Ouça Let There Be Rock.

Powerage - 1978

Powerage é o quinto álbum do AC/DC e o primeiro registro de estúdio com Cliff Williams. O disco sofreu pressões por parte da gravadora que afirmava que o projeto não possuía nenhuma música com apelo radiofônico. Porém, esse é um dos álbuns do AC/DC mais respeitados por guitarristas como Slash, Keith Richards - que já declarou que esse é seu álbum preferido - Eddie Van Halen, Gene Simmons e Ron Wood. Powerage foi o primeiro álbum do AC/DC a ter uma única capa para todos os mercados. Os destaques são "Riff Raff", "Rock 'n' Roll Damnation" e "Down Payment Blues". Ouça Powerage.

Highway to Hell - 1979

O último álbum gravado pelo grupo com Bon Scott nos vocais, apresenta a consolidação do AC/DC como uma banda mundialmente famosa. Com os discos anteriores já integrando listas de amantes do rock, Highway to Hell foi a peça definitiva dentro do quebra-cabeças que alçou os australianos ao status de grande nome do rock mundial. Os destaques ficam por conta de clássicos como a homônima "Highway to Hell" e "Touch Too Much". Ouça Highway to Hell.

Agora, mais de 40 anos depois, e contando somente com Angus como membro original e mais longevo do grupo, já que Malcolm e Brian Johnson precisaram deixar para trás suas funções por causa de problemas de saúde e com o baixista Cliff Williams anunciando seu desligamento na última terça-feira (20), ninguém sabe qual o futuro de uma das principais bandas do planeta.

Por isso, para relembrar um pouco dos principais momentos da história do grupo, selecionamos os seis álbuns mais marcantes e mais importantes da discografia do AC/DC, de acordo com as principais listas de discos de todos os tempos para manter a chama viva.