Música

Notícia

Clássico natalino "Baby, It’s Cold Outside" causa polêmica e é banido de rádios

Filha do compositor defende a letra

10.12.2018, às 15H00.

"Baby, It's Cold Outside", clássico natalino de 1944, composto por Frank Loesser, levantou debates recentemente em relação à sua letra. O hit em dueto é uma conversa entre um homem e uma mulher, onde o sujeito insiste que a moça não vá embora porque "está frio lá fora". A faixa pode ser ouvida acima. 

O motivo principal do debate foi a frase "O que tem nessa bebida?", cantada pela personagem feminina, mas envolve todo o discurso feminino, como "eu simplesmente preciso ir embora, a resposta é não". Desde que a controvérsia foi levantada, rádios em Cleveland, Califórnia e Toronto baniram a canção. Uma rádio de Denver fez uma pesquisa com os ouvintes, e manteve a canção na programação após 95% terem respondido que a censura é injusta. 

A filha do compositor, Susan Loesser, comentou o banimento à EW: "Bill Cosby estragou para todo mundo", ela disse, em relação à associação da música com a prática de colocar drogas em bebidas: "Desde que Cosby foi acusado de drogar mulheres, eu ouço essa acusação com a música o tempo inteiro". 

Ela continuou: "As pessoas falavam 'o que há nessa bebida' o tempo inteiro, como uma piada (...) Eu entendo completamente, mas acho que as pessoas poderiam ouvir a música no contexto que ela foi feita. Ela foi escrita em 1944".

A faixa foi incluída no filme de 1949 A Filha de Netuno, e já foi regravada por Ray Charles, Michael Bublé, She & Him e muitos outros.