Música

Notícia

Butch Vig, produtor de Nevermind, credita 90% da sonoridade do disco a Dave Grohl

Produtor também é baterista do Garbage e está divulgando seu novo álbum

09.08.2016, às 16H51.
Atualizada em 04.11.2016, ÀS 15H00

Butch Vig, baterista do Garbage e produtor musical responsável por alguns dos discos mais emblemáticos da década de 90, falou sobre o trabalho no álbum Nevermind, do Nirvana. Em entrevista ao Ultimate GuitarVig comentou sobre o processo de gravação e a sonoridade da banda.

None

"Nós gravamos Nevermind muito rápido. Nós fizemos o álbum todo em 16 dias. Eu tinha trabalhado com o Nirvana antes, quando eles trouxeram algumas demos. Isso foi antes de Dave Grohl entrar na banda. O que aconteceu é que nós não finalizamos o disco, porque o Kurt perdeu a voz. Então eu mixei o material que eles terminaram, a banda gravou 100 fitas cassette e distribuiu entre os amigos. Eles fizeram bootlegs deles mesmos e, de repente, todas as gravadoras grandes começaram a ligar e eles optaram pela Geffen".

E segue comentando a experiência de gravação. "A primeira música que eles tocaram foi 'Smells Like Teen Spirit'. E eu ficava passeando pelo estúdio e pensando 'Meu Deus. Isso soa incrivelmlente bem'. Dave é um músico incrível. Ele realmente é. As pessoas sempre perguntam, 'Como você conseguiu aquele som no Nevermind?', e 90% disso é o Dave Grohl.  Eu só microfonei a bateria do jeito que eu sempre fazia, naquela sala [...]. Mas é simplesmente como Dave toca, muito poderoso".

Vic está em turnê divulgando o novo álbum do Garbage, Strange Little Birds, que já conta com os singles “Even Though Our Love Is Doomed” e "Empty". Shirley Manson, vocalista do grupo, afirmou que a América do Sul está nos planos da banda - saiba mais.

Leia mais sobre Butch Vig
Leia mais sobre Nirvana
Leia mais sobre Garbage