Em uma atitude criativa - e por que não dizer, corajosa - o jornal firmou uma parceria com o cantor e o RED, projeto que envolve diversas empresas e tem como objetivo "pressionar" os governantes dos países mais ricos para que façam alguma coisa pela África, especialmente no que diz respeito à AIDS. Além da "pressão", o projeto cria maneiras de levantar fundos para o tratamento da AIDS no continente, independentemente do envolvimento político, possibilitando que qualquer um possa contribuir.
Ao contrário do que acontece nos países mais desenvolvidos, a AIDS continua se alastrando de maneira alarmante pela África. As estimativas calculam que, apenas em 2006, dois milhões de africanos infectados vão morrer. Quer mais? Mais de 25 milhões de africanos têm AIDS.
Outras empresas que já se associaram ao projeto são American Express, Gap, Converse - leia Nike - e Giorgio Armani. Elas oferecem produtos diferenciados para os consumidores "conscientes" e parte da venda de tais produtos é direcionada ao projeto. O jornal The Independent é o primeiro da área de comunicação a se associar ao RED, e metade do dinheiro arrecadado com a venda da edição do dia 16 será doada ao projeto.
O cantor Bono está com a mão na massa e já encomendou artigos para as seções de cultura, política, moda, saúde e esportes, além de reportagens especiais sobre a África.
Simon Kelner, editor do Independent, disse ter percebido a crescente preocupação dos leitores do jornal com os assuntos relativos ao continente, por meio das contribuições feitas anualmente às campanhas de solidariedade veiculadas pelo jornal. Para ele, entregar a Bono a edição do dia 16 faz parte dos princípios do Indpendent de ser sempre inovador e estar pronto para encarar qualquer desafio.
Marketing por marketing, que seja por uma boa causa.