Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Música
Notícia

As Paradas Lá Fora: Grammy alavanca Amy Winehouse e Herbie Hancock

Foo Fighters, Kanye West e o álbum 2008 Grammy Nominees também sobem

LM
26.02.2008, às 00H00.
Atualizada em 11.12.2016, ÀS 05H06

O que não faz um prêmio... Cinco então... Depois de faturar cinco Grammy há duas semanas, a cantora Amy Winehouse voltou com tudo nas paradas. Nos Estados Unidos, Back to Black, segundo álbum da cantora, subiu da 24a. à segunda posição. Já no Reino Unido, onde foi realizado o Brit Awards semana passada, prêmio britânico similar ao Grammy, a edição de luxo do álbum voltou ao top 10, mais especificamente ao terceiro lugar.

Herbie Hancock

Herbie Hancock

Outro reflexo do Grammy foi a subida espetacular de Herbie Hancock, pianista que ganhou o prêmio de melhor álbum do ano por River: The Joni Letters, inspirado em letras da cantora Joni Mitchell. O trabalho de Hancock contou com excelentes colaboradores, como Leonard Cohen, Corinne Bailey Rae, Norah Jones e Tina Turner. Se mesmo com essa turma, antes do Grammy o álbum estava relegado a uma injusta 159a. posição, depois da premiação a história é outra: com um acréscimo de vendas de 967%, River: The Joni Letters ocupa o 5º lugar. A primeira vez que Hancock apareceu na Billboard foi há pouco mais de 40 anos, com a trilha sonora de Blow-Up, filme de Michelangelo Antonioni. De qualquer forma, o pianista nunca tinha ultrapassado a linha dos dez mais.

Echos, Silence, Patience and Grace, álbum que deu ao Foo Fighters dois prêmios Grammy, subiu da 65a. para a 22a. posição, e Graduation, vencedor em quatro categorias, deu a Kanye West o 40º lugar. Para finalizar o efeito Grammy, a coletânea 2008 Grammy Nominees, que reúne candidatos ao prêmio, está na quarta posição.

Mesmo com novas faixas, a reedição comemorativa de 25 anos de Thriller, do cantor Michael Jackson, não é considerada pela Billboard um lançamento propriamente dito, e suas vendas são computadas na parada de álbuns de catálogo. Pois bem. O clássico de Jackson conquistou o primeiro lugar desta parada. Quando foi originalmente lançado, Thriller ficou 122 semanas entre os 200 álbuns mais vendidos, 37 delas em primeiro lugar. Michael Jackson é um dos poucos artistas que pode dizer que faz parte da Billboard por quase 40 anos (38 anos, três meses e duas semanas). O cantor estreou na parada em 1969 ao lado dos irmãos no Jackson 5 com a faixa "I Want You Back".

O quinto álbum do compositor e cantor Jack Johnson, Sleep Through the Static, continua na primeira posição da parada de álbuns estadunidense, mas caiu para a oitava no Reino Unido. Lá, o quinteto The Feeling ocupa o primeiro lugar com seu segundo álbum, Join with Us, sucessor de Twelve Stops and Home.

Colado na banda está o Nickelback, banda canadense liderada pelo vozeirão de Chad Kroeger, que faz sucesso tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido. All the Right Reasons, quarto álbum do Nickelback, está na segunda posição, e a música "Rock Star", 11a. faixa do trabalho, ocupa o terceiro lugar na parada de singles.

Para terminar, uma curiosidade. O reality show American Idol mais uma vez faz com que "Bohemian Rhapsody", clássico do Queen, volte à parada. A versão do concorrente australiano Michael Johns no programa provocou uma maior vendagem da faixa, que agora ocupa a 68a. posição da parada Hot Digital Songs - faixas compradas em formato digital. Em 2005, aconteceu algo bastante parecido: a cover da musica apresentada por Constantine Maroulis em abril daquele ano levou "Bohemian Rhapsody" ao 45º lugar. Naquela ocasião, a música ficou três semanas entre as mais vendidas em formato digital.

Confira abaixo os singles e álbuns mais vendidos no Reino Unido e nos Estados Unidos:

Singles - Reino Unido
1. Duffy - "Mercy"
2. H Two O Ft Platnum - "What´s It Gonna Be"
3. Nickelback - "Rock Star"'
4. Basshunter - "Now You´re Gone"
5. Kylie Minogue - "Wow"
6. Adele - "Chasing Pavements"
7. David Jordan - "Sun Goes Down"
8. Rihanna - "Don´t Stop the Music"
9. OneRepublic - "Stop and Stare"
10. Kelly Rowland - "Work"

Álbuns - Reino Unido
1. The Feeling - Join with Us
2. Nickelback - All the Right Reasons
3. Amy Winehouse - Back to Black Deluxe Edition
4. Mark Ronson - Version
5. Mika - Life in Cartoon Motion
6. Michael Jackson - Thriller 25
7. Adele - 19
8. Jack Johnson - Sleep Through the Static
9. Jonathan Ansell - Tenor at the Movies
10. Rihanna - Good Girl Gone Bad

Singles - Estados Unidos
1. Flo Rida com T-Pain - "Low"
2. Chris Brown - "With You"
3. Rihanna - "Don´t Stop the Music"
4. Alicia Keys - "No One"
5. Sara Bareilles - "Love Song"
6. Timbaland com OneRepublic - "Apologize"
7. Snoop Dogg - "Sensual Seduction"
8. Sean Kingston - "Take You There"
9. Buckcherry - "Sorry"
10. Webbie, Lil´Phat & Lil´Boosie - "Independent"

Álbuns - Estados Unidos
1. Jack Johnson - Sleep Through the Static
2. Amy Winehouse - Back to Black
3. Alicia Keys - As I Am
4. Vários - 2008 Grammy Nominees
5. Herbie Hancock - River: The Joni Letters
6. Juno - Trilha Sonora
7. Taylor Swift - Taylor Swift
8. Sheryl Crow - Detours
9. Mary J. Blige - Growing Pains
10. Step Up 2: The Streets - Trilha Sonora