Música

Notícia

As Paradas Lá Fora: Febre de parcerias assola top 10 da Billboard

T-Pain, Kanye West, Chris Brown e Baby Bash protagonizam o troca-troca

31.10.2007, às 00H00.
Atualizada em 27.11.2016, ÀS 21H09

A música pop nos Estados Unidos passa por uma verdadeira febre de colaborações, o que também pode ser vista como uma incômoda crise criativa, afinal, das dez primeiras posições da Billboard, sete são ocupadas por parcerias, envolvendo majoritariamente artistas do rap e do R&B.

T-Pain

T-Pain

O caso do rapper T-Pain merece destaque. Com nenhuma música de sua autoria, T-Pain figura três vezes na parada: com Kanye West, Chris Brown e Baby Bash. Faheem Najm, nome verdadeiro de T-Pain, nasceu na Flórida, e seu primeiro trabalho relevante foi também uma colaboração, desta vez com Akon em "Locked Up". Mais do que satisfeito com a performance da música nas paradas, Akon conseguiu um contrato na Jive Record para T-Pain, que lançou dois álbuns até agora: Rappa Ternt Sanga, em 2005, e Epiphany, em junho deste ano. Apesar do influente padrinho, T-Pain tem ido mais longe com suas colaborações do que sozinho. A faixa mais bem-sucedida do rapper, "I'm Sprung", ficou apenas entre as 20 mais executadas nos Estados Unidos.

O primeiro lugar? Ninguém tira Soulja Boy de lá! "Crank That", que tem uma história curiosa, está na liderança pela sétima semana consecutiva. A melhor estréia na semana na parada de singles foi "Shadowplay", cover do Joy Division gravada pelo Killers, que integra a trilha sonora de Control. A cinebiografia de Ian Curtis, vocalista do Joy Division, chegou às telas estadunidenses no último final de semana e certamente ajudou o Killers a entrar na parada na 68a. posição.

Na parada de álbuns, Kid Rock e Bruce Springsteen trocaram de lugar. O primeiro, que havia tirado Springsteen da liderança, caiu para a segunda posição com o disco Rock N´Roll Jesus. O guitarrista Carlos Santana fez bela estréia com mais um álbum de colaborações - o terceiro de sua discografia. Ultimate Santana está no oitavo lugar, devido principalmente a "Into the Night", que traz Chad Kroeger, líder do Nickelback, nos vocais.

Voltando ao Joy Division, "Let´s Dance to Joy Division", do Wombats, segue no primeiro lugar da parada do semanário britânico New Musical Express. A banda de Liverpool vai lançar seu próximo álbum, A Guide to Love, Loss & Desperation - não parece nome de disco do Depeche Mode? - em 5 de novembro. No MySpace do Wombats dá pra ouvir a faixa que virou mania no Reino Unido em versão original e em um remix do Cansei de Ser Sexy.

O Pigeon Detectives chegou à parada já ocupando a sexta posição com "I Found Out". Outra estréia foi do Bloc Party, que está no nono lugar com "Flux". Já a vencedora do ano passado do reality show caça-talentos X Factor, Leona Lewis, acabou com a alegria do Sugababes. Leona repetiu com o seu segundo single, "Bleeding Love", a façanha do primeiro, que estreou direto no primeiro lugar. E os já velhinhos do Oasis voltam a figurar na parada com "Lord Don't Slow Me Down", integrante da trilha sonora do documentário homônimo recém-lançado lá fora.

Confira abaixo as dez músicas mais bem-sucedidas da semana no Reino Unido e nos Estados Unidos, segundo a Billboard e o New Musical Express:

Billboard:

1. Soulja Boy Tell´em - "Crank That"
2. Chris Brown com T-Pain - "Kiss Kiss"
3. Timbaland com OneRepublic - "Apologize"
4. Alicia Keys - "No One"
5. Colbie Caillat - "Bubbly"
6. Kanye West - "Stronger"
7. Baby Bash com T-Pain - "Cyclone"
8. Kanye West com T-Pain - "Good Life"
9. Rihanna com Ney-Yo - "Hate That I Love You"
10. Timbaland com Keri Hilson - "The Way I Are"








New Musical Express:

1. The Wombats - "Let's Dance to Joy Division"
2. Kings Of Leon - "Charmer"
3. The Cribs - "Don't You Wanna Be Relevant"
4. The Hives - "Tick Tick Boom"
5. The Courteeners - "Acrylic"
6. The Pigeon Detectives - "I Found Out"
7. The Young Knives - "Terra Firma"
8. Joe Lean & The Jing Jang Jong - "Lucio Starts Fires"
9. Bloc Party - "Flux"
10. Babyshambles - "Delivery"