Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Música
Artigo

After Forever - Decipher

After Forever - Decipher

RP
01.02.2002, às 01H00.
Atualizada em 20.04.2017, ÀS 23H05

Já no lançamento de seu primeiro trabalho “Prison Of Desire”, em 2000, os holandeses do After Forever conseguiram atrair muita atenção ao redor do mundo. O álbum obteve uma grande repercussão em toda a Europa, México e América do Sul. O som do grupo é uma mescla de Doom Metal e música clássica, recheado de ‘riffs’ de guitarra pesados e, ao mesmo tempo, bem elaborados. Além disso, a apaixonante voz da soprano Floor Jansen - que em alguns momentos lembra Sharon Den Adel (Within Tempation) - mostrava que, com um pouco mais de elaboração nas composições e produção, o After Forever poderia vir a ser um dos grandes nomes do gênero.

Esse trabalho mais apurado, aliado a um melhor nível na qualidade de gravação e na performance dos membros da banda, aconteceu antes do que se esperava e pode ser conferido no novo álbum dos caras, “Decipher”. A composição musical é a mesma. Os vocais de Floor Jansen se revezam com os vocais masculinos - ora de Mark Jansen (guitarra e vocais guturais), ora de Sanders Gommans (guitarra e vocais mais “rasgados”). A banda se completa com Luuk van Gerven (baixo), Lando van Gils (teclados) e André Borgman (bateria e guitarra acústica).

Falando do disco em si “Decipher” é, com certeza, um dos melhores lançamentos de 2001 no estilo. Seguindo o mesmo modelo de “Prison Of Desire”, o álbum é composto de 11 músicas, que, com exceção de “Ex Cathedra”, foram divididas entre quatro temas:

1. Overture - “Monolith Of Doubt”;
2. The Sealed Fate - “My Pledge Of Allegiance”, “Emphasis”, “Intrinsic” e “Zenith”;
3. A Timeless Spell - “Estranged” e “Imperfect Tenses”
4. The Tempeted Fate - “My Pledge Of Allegiance #2”, “The Key” e “Forlorn Hope”.

O problema de um disco como “Decipher” é conseguir eleger apenas um destaque entre todas as músicas. As onze canções são muito bem tocadas e elaboradas, desde “Ex Cathedra”, com seu coro sinistro acompanhado por arranjos orquestrais geniais, até “Forlorn Hope”, cuja letra da canção é inspirada na Intifada - nome dado ao atual conflito entre israelenses e palestinos - e traz até trechos em hebraico. No geral, durante todo o álbum as músicas costumam alternar de momentos suaves e melodiosos - quando a voz de Floor se destaca - até aqueles mais pesados e mesmo sinistros. É um CD muito bem composto como um todo, quase impossível de se eleger uma música como “a melhor”. Mas se fosse obrigado a escolher apenas algumas, “My Pledge Of Allegiance”, “Estranged”, “The Key” e “Forlorn Hope” são aquelas que, na minha opinião, merecem uma audição mais cuidadosa.

“Decipher” é o tipo de álbum que não vai sair do CD player de quem já é fã do After Forever. Pra quem não conhece o trabalho da banda, mas é fã desse tipo musical, está aí a oportunidade para descobri-la. O CD foi lançado em terras brasilis em dezembro de 2001 pela gravadora paulistana Hellion Records.

Site oficial: www.afterforever.com