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Acidente com avião de Alok aponta falha humana; entenda

Caso aconteceu em 2018 e relatório final só foi divulgado agora

2 min de leitura
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12.12.2025, às 18H52.

Créditos da imagem: Reprodução

Foi revelado nesta sexta-feira (12) pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu o relatório sobre o avião que transportava o DJ Alok saiu da pista durante a decolagem no Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora, em 20 de maio de 2018. 

Nove pessoas estavam a borda da aeronave e ninguém ficou ferido. Conforme o órgão, o incidente foi provocado por excesso de peso, falhas no planejamento do voo e pela decisão tardia da tripulação de cancelar a decolagem. 

O relatório final, divulgado em 25 de novembro pelo Comando da Aeronáutica, sete anos após o incidente, revela que a aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AAA, pertencente ao DJ, tentou decolar com 175 kg acima do peso máximo permitido pelo fabricante. 

No documento mostra que, durante a corrida de decolagem, a luz de aviso 'NO TAKEOFF' acendeu duas vezes, o que sinalizou risco na operação. Mesmo assim, os pilotos continuaram o procedimento até próximo da velocidade de rotação e só então decidiram abortar, tardiamente. 

O termo 'NO TAKEOFF' é um aviso crítico de segurança que indica que a aeronave não está configurada corretamente para uma decolagem segura. Quando o procedimento foi abortado, em alta velocidade, o avião ultrapassou o limite da pista e parou em uma ribanceira. 

O relatório também mostra que três passageiros embarcaram sem coordenação prévia com a tripulação, com a alteração não registrada no sistema de gerenciamento de voo, o que levou os pilotos a acreditarem que aeronave estava dentro do peso máximo permitido. 

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