Foi revelado nesta sexta-feira (12) pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu o relatório sobre o avião que transportava o DJ Alok saiu da pista durante a decolagem no Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora, em 20 de maio de 2018.
Nove pessoas estavam a borda da aeronave e ninguém ficou ferido. Conforme o órgão, o incidente foi provocado por excesso de peso, falhas no planejamento do voo e pela decisão tardia da tripulação de cancelar a decolagem.
O relatório final, divulgado em 25 de novembro pelo Comando da Aeronáutica, sete anos após o incidente, revela que a aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AAA, pertencente ao DJ, tentou decolar com 175 kg acima do peso máximo permitido pelo fabricante.
No documento mostra que, durante a corrida de decolagem, a luz de aviso 'NO TAKEOFF' acendeu duas vezes, o que sinalizou risco na operação. Mesmo assim, os pilotos continuaram o procedimento até próximo da velocidade de rotação e só então decidiram abortar, tardiamente.
O termo 'NO TAKEOFF' é um aviso crítico de segurança que indica que a aeronave não está configurada corretamente para uma decolagem segura. Quando o procedimento foi abortado, em alta velocidade, o avião ultrapassou o limite da pista e parou em uma ribanceira.
O relatório também mostra que três passageiros embarcaram sem coordenação prévia com a tripulação, com a alteração não registrada no sistema de gerenciamento de voo, o que levou os pilotos a acreditarem que aeronave estava dentro do peso máximo permitido.