Música

Lista

5 filmes com João Gilberto na trilha sonora

Um dos pioneiros da bossa nova, compositor faleceu hoje, dia 6

06.07.2019, às 17H59.

O cantor e compositor João Gilberto, que faleceu hoje aos 88 anos, marcou a música brasileira para sempre como um dos maiores ícones da bossa nova. Com um legado inegável para a história, João Gilberto marcou o mundo com canções como "Chega de Saudade" e "Corcovado". 

Como um dos músicos mais influentes do país, não é de se surpreender que seu legado também tenha sido deixado em muitas produções estrangeiras. Diversas de suas gravações podem ser ouvidas em filmes americanos, principalmente por causa do álbum Getz/Gilberto, gravado por João Gilberto e o saxosofonista americano Stan Getz em 63. O disco é um dos álbuns que popularizou a bossa nova no mundo.

Para relembrar sua herança, listamos abaixo 5 filmes que tocam diferentes músicas com João Gilberto na trilha sonora:

Mistério no Mediterrâneo

Netflix/Divulgação

O novo filme de Jennifer Aniston e Adam Sandler na Netflix, Mistério no Mediterrâneo, usa a faixa "Doralice" em sua trilha sonora. A música foi retirada de Getz/Gilberto.

A Negociação

Em A Negociação, filme de 2012 com Richard Gere e Susan Sarandon, pode-se ouvir a faixa "Pra Machucar Meu Coracao", única composição de Ary Barroso no álbum Getz/Gilberto.

Comer, Rezar, Amar

A adaptação de Comer, Rezar, Amar, estrelada por Julia Roberts, traz uma das músicas mais conhecidas na voz de João Gilberto, "Wave", composição de Tom Jobim lançada no álbum de mesmo nome, em 1967. Ainda, o filme traz também a versão do cantor de "'S Wonderful", composição de George Gershwin e Ira Gershwin 

Prenda-me Se For Capaz

O filme de Steven Spielberg de 2002, Prenda-me Se For Capaz é apenas uma das inúmeras produções que trazem a versão em inglês de "A Garota de Ipanema", "The Girl From Ipanema", em sua trilha sonora. Retirada também do álbum Getz/Gilberto, a mesma faixa também toca em filmes como Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer, Invasores, A Vida e Morte de Peter Sellers e V de Vingança.

V de Vingança

Além de tocar "The Girl From Ipanema", V de Vingança coloca um outro toque brasileiro com a faixa "Corcovado (Quiet Nights of Quiet Stars)", também composição de Tom Jobim.